Publicações

Anais do 11º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2023

Proposta metodológica do design de infografia para a apresentação de resultados de pesquisas sobre periódicos impressos

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta metodológica para o desenvolvimento de infográficos que apresentam os resultados de pesquisas sobre periódicos impressos. A proposta foi desenvolvida a partir das diretrizes de Horn (1998), Twyman (1979) e Moraes et al (2013), com o acréscimo da fase de testes com usuários. Para demonstrar a aplicação da proposta metodológica, temos o desenvolvimento de dois infográficos que apresentam os dados qualitativos da pesquisa sobre revistas capixabas publicadas entre as décadas de 1910 a 1950. Conclui-se, assim, que ao mesclar as metodologias foi possível desenvolver infográficos que atendessem aos requisitos necessários para a divulgação dos resultados de pesquisas sobre periódicos impressos ao grande público.
Baixar publicação

Proposta de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres em anúncios publicitários

O objetivo deste artigo é apresentar propostas de instrumentos de coleta de dados para análise da representação das mulheres nos anúncios publicitários de artefatos gráficos, contribuindo com a memória e a história do Design capixaba. Para tanto, criou-se uma ficha de coleta de dados e uma planilha de catálogo dos anúncios repetidos, a fim de agilizar a coleta e viabilizar uma análise sistemática que visa compreender como a mulher foi representada nas imagens e quais foram os recursos visuais e gráficos utilizados”. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica para propor as variáveis adequadas para a ficha, bem como a realização de testes para validá-la. Ao todo 3248 anúncios foram analisados no âmbito da pesquisa que demandou a criação desses instrumentos e demonstraram a eficácia da proposta. Conclui-se que as variáveis eram pertinentes ao tipo de peça gráfica e recorte temático, que a organização das informações e o formato digital da ficha, junto ao catálogo de anúncios, possibilitaram a coleta sistematizada dos dados e agilizaram o processo. Além disso, a tabulação automática dos dados permitiu o tratamento estatístico dos resultados. Os instrumentos de coleta de dados apresentados podem servir de base e auxiliar outras pesquisas
Baixar publicação
InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação – 2023

Contribuições do Design da Informação na visualização de dados de uma pesquisa sobre letreiramentos populares

No design gráfico brasileiro, há um movimento que procura valorizar manifestações da gráfica popular na busca de uma identidade local. Um exemplo são os letreiramentos populares produzidos por pintores de letras e encontrados em diversas cidades do país. No sentido de valorizá-los, realizou-se uma pesquisa que investigou essa produção na Grande Vitória (ES), buscando reconhecer traços e estilos a fim de afirmar sua gráfica local. Foram adaptados procedimentos metodológicos no campo dos estudos em história do design que possibilitaram a coleta, catalogação e análise dos aspectos formais e estilos das letras, bem como a investigação de técnicas e métodos de trabalho de seus atores. O objetivo deste artigo é apresentar tais adaptações no percurso metodológico e como foram utilizados procedimentos do Design da Informação para visualização dos dados da pesquisa. Com os resultados gerados, identificou-se os principais aspectos dos letreiramentos populares em relação a questões tecnológicas, sociais e culturais, proporcionando discussões que promovem a memória gráfica capixaba e brasileira.
Baixar publicação
Livro – PRPPG-Ufes – 2023

Revistas Capixabas: 50 anos de história

Revistas Capixabas: 50 anos de história é fruto dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT), em continuidade ao projeto Revistas Capixabas. Nesta edição, os esforços concentram-se na geração de resultados gerais sobre 23 títulos impressos no Espírito Santo, entre os anos de 1910 a 1950. As pesquisas foram conduzidas tanto sob a ótica do design como também as influências do contexto histórico da época. Com isso, resultados inéditos são incorporados à construção da história da imprensa e do design capixaba.
Baixar publicação
Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) – 2022

Revistas Capixabas publicadas na década de 1980

O artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisou revistas capixabas publicadas na década de 1980. O Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT), inventariou 346 periódicos capixabas em acervos públicos da Grande Vitória, dentre esses foram levantados 44 títulos publicados na década de 1980 e esta pesquisa visou contemplar 14 deles. Para tal, utilizou-se o conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos (FONSECA et al., 2016). O objetivo foi analisar gráfica e editorialmente essas 14 revistas publicadas na década de 1980, possibilitando desvelar materiais inéditos e contribuindo para a construção da história do design local, ao tecer os dados resultantes das análises ao panorama sócio histórico da época. Os resultados desse cruzamento dos dados, mostra uma década com publicações diversas, que registraram em suas páginas um contexto de disputa de narrativas sócio-políticas.
Baixar publicação

Proposta metodológica para análise tipográfica de letreiramentos populares

No campo do design gráfico brasileiro, nota-se um movimento crescente que procura entender o valor de artefatos visuais para a criação de uma identidade local, como manifestações da tipografia vernacular encontradas em diversas cidades do país. Este artigo propõe uma metodologia para investigação de letreiramentos populares com o intuito de reconhecer traços e estilos locais que possam afirmar a identidade gráfica popular da região por meio de uma análise tipográfica. A partir do conjunto metodológico proposto por Fonseca et al. (2016), foram adaptados procedimentos que possibilitaram o desenvolvimento de uma ficha de análise que visa compreender as variáveis técnicas envolvidas na produção dos letreiramentos, a qual o artigo se propõe a apresentar. A validação da análise revela que é possível observar recorrências, estilos e singularidades dos artefatos, promovendo uma discussão de resultados que possam colaborar com a construção da memória gráfica brasileira.
Baixar publicação
Portal Revistas de Ideias e Cultura – Brasil – 2022

Projeto Revistas Modernistas Brasileiras

Disponibiliza os websites das revistas canônicas do modernismo brasileiro, a saber: Klaxon, Estética, A Revista, Verde, Terra Roxa e outras terras, Revista de Antropofagia. O projeto documentou e indexou dados de todas as páginas e textos publicados em uma minuciosa identificação de autores, nomes citados, obras, lugares, assuntos e conceitos que compõem estatísticas disponíveis aos interessados na temática. Ademais, cada revista é apresentada com imagens de suas páginas, textos de apresentação e com dados editoriais, além da indicação de pesquisas e documentos relacionados para a contextualização da publicação.

O projeto foi viabilizado pela parceria da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP com a Universidade Nova de Lisboa e contou com a participação de pesquisadores de outras instituições, como a Unesp e a Ufes.

A pesquisa e a editoria do site da revista Klaxon foi realizado pela pesquisadora Dra. Letícia Pedruzzi.
Baixar publicação

Livro – Edufes – 2022

Produção e publicação de revistas capixabas. Inventário dos acervos públicos da região metropolitana de Vitória, 1912-2019

O livro discorre sobre a construção do inventário das revistas capixabas presentes em dez acervos públicos da Região Metropolitana da Grande Vitória, no qual aborda os aspectos metodológicos, históricos e analíticos sobre a produção e publicação desses periódicos. Além disso, apresenta os dados de cada uma das 346 revistas inventariadas, organizadas por décadas, considerando o ano da primeira edição encontrada nos acervos. Há uma padronização na apresentação dos dados, que contemplam informações editoriais, comerciais e gráficas para além da localização das coleções e o detalhamento sobre as edições disponíveis em cada acervo.
Baixar publicação
Revista Chapon – Cadernos de Design/Centro de Artes/UFPEL – 2021

Introdução – Memória Gráfica Brasileira

Este artigo apresenta a denominação e a trajetória da Memória Gráfica Brasileira, discutindo o surgimento e a conceituação do termo e apresentando as iniciativas que corroboram para a construção do campo de estudos: projetos de pesquisas, laboratórios, eventos e publicações. Para isso, são tratados os conceitos e definições que permeiam a discussão proposta: memória, história, cultura material, artefatos gráficos, efêmeros, história do design e identidade brasileira. Conclui-se que é uma área de estudos promissora e em desenvolvimento e que as memórias gráficas regionais são basilares para a construção da identidade brasileira, na medida em que revelam a complexidade e a riqueza da produção da cultura material por meio das variadas abordagens dos vestígios materiais representando as práticas projetuais e a dinâmica social local em cada época.
Baixar publicação

Análise gráfica do jornal Lampião da Esquina

O objetivo deste trabalho foi analisar o projeto editorial e gráfico das 41 edições do jornal Lampião da Esquina, o primeiro jornal homossexual do país, surgido na década de 70, com a finalidade de apresentar a história gráfica do movimento gay brasileiro, destacando o período de resistência dos movimentos sociais à ditadura e ascensão da imprensa alternativa. O jornal circulou em todo o país de 1979 a 1981; abordou assuntos como aborto, feminismo, homossexualidade, transexualidade, dando voz a uma minoria marginalizada.
Baixar publicação
Anais do 10º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2021

A “garota moderna” na Revista Capixaba na década de 1960

Os anos 60 representaram para o Brasil um período de transformação e modernidade, marcado por mudanças sociais, comportamentais, tecnológicas e políticas. Após o golpe militar de 1964, a história da imprensa foi marcada pela censura, repressão e silenciamento que se refletiu também no Espírito Santo. É nesse contexto que surge uma das revistas mais influentes do Estado, a Revista Capixaba (RC),publicada entre os anos de 1967 e 1971. A RC se destacou utilizando o que havia de mais avançado nas tecnologias de produção gráfica da época, com um projeto gráfico que refletisse essa mesma modernidade. Embora fosse uma revista de variedades, conversava diretamente com o público femininocom a sua configuração visual – suas escolhas de capa, fotografias, seções ilustradas e colunas sociais –produzia repetidamente um “”modelo feminino”” a ser seguido. A partir das classificações da representação da mulher na história da imprensa feminina brasileira, propostas por Buitoni (2009), este artigo teve como objetivo buscar verificar se a RC apresentava características da “garota moderna”, dos anos 50, ou da“dona de casa insatisfeita”, dos anos 60.
Baixar publicação

Anúncios publicitários na imprensa oitocentista: o empreendimento da revista O Mercúrio

Os anúncios ganharam destaque na imprensa brasileira no final do século XIX, especialmente nas revistas ilustradas que tinham espaço reservado ao conteúdo publicitário. Nesse contexto, tem-se a publicação da revista O Mercúrio (1898), que tinha na publicidade sua razão de existir e empregou esforços para divulgar o cartaz como mídia moderna e adequada para a comunicação dos novos produtos. Esse artigo objetiva apresentar as estratégias comerciais e os anúncios veiculados nesse periódico. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o Conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos (Fonseca et al., 2016) e as edições da revista O Mercúrio como objeto e fonte de pesquisa.Como resultados, tem-se a constatação sobre o pioneirismo da inclusão de anúncios em meio ao conteúdo editorial e ainda o destaque dado com a possibilidade de serem ilustrados em página inteira e impressos em duas cores. A revista tinha como ideal a produção francesa de cartazes em estilo art nouveau e se insere no contexto de propulsão da belle époque carioca com foco nesse movimento artístico e em uma comunicação que se pretendia moderna. Além disso, suas edições inovadoras e os cartazes murais que produziu e divulgou amplamente são um marco para a memória gráfica brasileira.
Baixar publicação

Revistas Capixabas publicadas na década de 1910: análises gráfica e editorial

O presente artigo objetivou analisar os aspectos gráficos e editoriais das quatro revistas capixabas publicadas na década de 1910: A Verdade (1912), Revista Militar da Força Pública do Estado do Espírito Santo (1912), Victoria Illustrada (1914), e Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo(1917-2016). Para tanto, foi utilizado o conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos (Fonseca et al., 2016), considerando a identificação e o tratamento da fonte primária, os exemplares disponíveis nos acervos públicos da Região Metropolitana da Grande Vitória; a coleta de dados por meio de critérios de análise pré-estabelecidos e o tratamento estatísticos dos dados para a geração de resultados a respeito de cada revista e do conjunto estudado. Os resultados obtidos por meio das características comuns e uso de recursos e técnicas recorrentes, foram relacionados ao contexto histórico e as tecnologias disponíveis, que, juntos, davam personalidade aos periódicos.
Baixar publicação

Revista do Estado do Espírito Santo: análises gráfica e editorial

No início do século XX, surgiram diversos tipos de publicações no Brasil e dentre as novas possibilidades estavam as revistas com páginas recheadas de ilustrações e fotografias, atraindo os olhos do consumidor.No Espírito Santo, averiguou-se o aumento da quantidade de revistas em circulação na década de 1930 e dentro desse contexto foi escolhida para essa pesquisa a Revista do Estado do Espírito Santo, lançada em 1933, com forte apelo comercial e investimentos em sua produção gráfica. Para a realização de sua análise gráfica e editorial utilizou-se como base o conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos (Fonseca et al., 2016). Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pela revista eram apoiadas pelo seu forte apelo comercial, com grande espaço para os anúncios, investimentos que incluíram impressão em cores da capa, muitas imagens, elementos decorativos e composições inovadoras nas páginas, além de conteúdo variado para atender aos interesses do público.
Baixar publicação

Análise editorial e gráfica da revista Atualidades Capixabas

Este artigo apresenta a análise editorial e gráfica da revista Atualidades Capixabas, cuja publicação ocorreu entre os anos de 1950 e 1951, na cidade de Vitória. A publicação ficava a cargo do Departamento de Estatística do Estado do Espírito Santo e objetivava a propagação da cultura capixaba e a divulgação de obras públicas. Para a pesquisa, foi utilizado o “Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos” (Fonseca et al, 2016). Os resultados mostraram que as estratégias de planejamento e configuração da revista davam destaque a apresentação do Estado tendo a fotografia como linguagem primordial. Essa pesquisa faz parte de um desdobramento do inventário das Revistas Capixabas, que tem como intuito, trazer à luz dados inéditos sobre as publicações e contribuir com a construção da memória gráfica capixaba.
Baixar publicação
InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação – 2019

Metodologia para inventário de revistas

Este artigo demonstra uma proposta metodológica utilizada para inventariar quantitativamente e qualitativamente revistas capixabas encontradas nos três principais acervos públicos do Espírito Santo. O inventário foi pensado para apresentar dados sistematizados e concisos a fim de facilitar a utilização destas revistas como fontes de coleta de dados em pesquisas posteriores de áreas diversas.
Baixar publicação
Anais do 9º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2019

Representação da mulher nos anúncios das revistas Chanaan e Vida Capichaba na década de 1930

O objetivo da presente pesquisa foi investigar como era a representação da mulher nos anúncios da imprensa capixaba durante a década de 1930, por meio dos anúncios das revistas Chanaan, 1936 a 1939, e Vida Capichaba, 1923 a 1959, com o recorte de 1936 a 1939. As duas revistas eram referências da modernidade pretendida no Espírito Santo no início do século XX e tinham como intenção normatizar e modernizar a mulher seguindo alguns padrões. A primeira etapa da pesquisa consistiu em recortar os anúncios que continham uma figura feminina e os anúncios em que o discurso era destinado à mulher. Após, foi elaborada uma ficha de coleta de dados específica, dividida entre características gráficas e a representação da mulher. Utilizou-se como referência a obra Mulher de Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, onde a autora Buitoni (2009) traça as origens das representações femininas no século XX, com isso foi analisado se a mulher estava representada como natureza; com o clichê do amor materno; com culto estético; ser perfeita no interior e exterior; uso de metáfora; roteiro ou guia para ser: amorosa, boa esposa, inteligente, deslumbrante; ou nenhuma dessas opções. E, ainda, para os anúncios imagéticos, se a representação feminina estava acompanhada (NUNES, 2016). Todos os anúncios tiveram fichas preenchidas, após houve tabulação dos dados coletados e a partir da tabulação foram gerados gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que os padrões impostos tiveram participação ativa da imprensa local, portando anúncios de âmbito local, regional e nacional.
Baixar publicação

Análise das imagens das capas da revista Vida Capichaba

O presente artigo objetiva analisar as capas da revista Vida Capichaba, investigando os aspectos formais e gráficos das diferentes imagens que a revista apresentou ao longo dos seus 37 anos de veiculação (1923-1959). Para analisar as imagens das capas, foi adaptada a proposta de ficha de coleta de dados para análise de acervos de imagens de Moreira (2017) e dividida entre aspectos intrínsecos e extrínsecos, propostos por Twyman (1986 apud Finizola, 2010). Obteve-se como resultados a identificação de características gráficas e formais das imagens das capas da revista mais significativa e longeva já publicada no Estado do Espírito Santo. A ousadia e diversidade de formas, cores e recursos gráficos mostrou que a revista acompanhou as tendências da época, como o movimento vanguardista das décadas de 1920 e 1930 e o surgimento de novas linguagens gráficas das décadas de 1940 e 1950. As imagens de suas capas variavam entre fotografia, ilustração pictórica e fotomontagem dentre as diversas tipologias encontradas que retratavam, especialmente, a elite capixaba.
Baixar publicação

Do quantitativo ao qualitativo: análise de imagens da revista Chanaan

Este artigo propõe a análise de três imagens da revista Chanaan com abordagem semiótica e semântica. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e testes com as metodologias das autoras Martine Joly (1996) e Evelyn Goldsmith (1984), eleitas para as análises qualitativas de imagens pelo fato de utilizarem diferentes abordagens, possibilitando resultados mais completos. As metodologias supracitadas propõem análises de elementos formais, textuais e semânticos. Assim, foi possível identificar os elementos retratados na composição das fotografias capturadas por Mazzei, um dos fotógrafos mais importantes e atuantes no Espírito Santo durante os anos de publicação da revista (LOPES, 2004). Através da análise das imagens foi possível confirmar, através dos critérios qualitativos, como a construção das imagens reforçava o caráter elitista, político e social da revista.
Baixar publicação

Selected Readings of the 8th Information Design International Conference Information Design: Memories – 2019

Capixaba Press: analysis of the graphic and editorial production of Chanaan magazine, published between 1936 and 19391

This article presents the results of a graphic and editorial study on Chanaan magazine, which circulated in Vitória, Espírito Santo between 1936 and 1939. It is believed that Chanaan was created by an economic group that supported Captain Punaro Bley, Interventor of the state between 1930 and 1943. The periodical portrayed the local life during a period of great political and socioeconomic transformations in Espírito Santo, reflecting the intellectual and artistic progress, the daily life of citizens living in the capital, as well as the political actions of said period. With the support of datasheets to systematize the results and graphic analysis, it was possible to recognize patterns and the use of a range of graphic resources. The magazine is a rich source of graphic experiments, use of typography, lettering, photographs, photocompositions, ads and other resources. Its issues contain a lot of experimentation and graphic personality, which are relics of memory representing the time and the public that produced and consumed the magazine. The study aims at revealing the Capixaba editorial production as per the perspective of graphic design in the 1930s, contributing to the study of the graphic memory of Espírito Santo.
Baixar publicação

Digital datasheet for archives of images

The present article proposes the creation of a digital datasheet for the analysis of archives of images. We have carried out a literature review to propose the relevant technique variables and to review an archive of magazines used as a case study, to support the development of categories and classifications. The purpose is to standardize and optimize data collection and to validate analyses through systematization of procedures and statistical treatment of the data. In order to do so, the paper also approaches data tabulation and results, showing the use of the collected data via the datasheet. We can conclude that the datasheet allows researchers to outline a graphic profile of an archive by observing the several variables that can be adapted according to the output of the desired information, allowing results of isolated or compared analyses of one or more archives.
Baixar publicação
Revista Estudos em Design – 2018

Análise dos logotipos das capas da Revista Vida Capichaba

O presente artigo objetiva analisar as capas da revista Vida Capichaba, investigando os aspectos formais e gráficos dos diferentes logotipos que a revista apresentou ao longo dos seus 37 anos de veiculação (1923-1959). Para a análise dos logotipos, foi utilizado o sistema de classificação cruzada tipográfica de Catherine Dixon (FARIAS & SILVA, 2004) e suas adaptações para investigações sobre letreiramentos (FINIZOLA, 2010; IMBRÍOSI et al, 2014). A ficha de coleta de dados construída foi dividida entre aspectos intrínsecos e extrínsecos dos logotipos. Obteve-se como resultados a identificação de características gráficas e formais dos logotipos das capas da revista mais significativa e longeva já publicada no Estado do Espírito Santo. O uso equilibrado de tipografias e letreiramentos mostrou que a revista acompanhou as tendências da época, como o movimento vanguardista das décadas de 1920 e 1930 e o surgimento de novas linguagens gráficas das décadas de 1940 e 1950.
Baixar publicação
Revista Projetica – 2018

Análise comparativa dos aspectos gráficos e editoriais das revistas Chanaan e Vida Capichaba

Este artigo apresenta o levantamento e a comparação dos aspectos gráficos e editoriais das revistas Chanaan (1936-1939) e Vida Capichaba (1923-1959). O estudo foi realizado com o recorte 1936 a 1939. As duas revistas representavam a sociedade capixaba durante sua circulação. Para obtenção dos resultados foi criada uma ficha de coleta de dados, que posteriormente foram tabulados e geraram gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que a Revista Vida Capichaba durante esse período era mais sóbria que a Chanaan, mantendo um padrão nos seus aspectos gráficos e não possuindo grandes experimentos nas páginas e posicionamentos de imagens e anúncios. Já a Chanaan variou consideravelmente sua mancha gráfica, sendo os experimentos uma das características mais marcantes da revista. Além do contraste gráfico entre elas, a diferença mais marcante foi o conteúdo publicado, já que a Chanaan possuía um apelo político muito alto, diferente da Vida Capichaba.
Baixar publicação
Anais do 8º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2018

Proposta de ficha de coleta de dados para análise de acervos de imagens

O artigo propõe a elaboração de uma ficha de coleta de dados digital para análise de acervos de imagens. Foi realizada pesquisa bibliográfica para a proposição das variáveis técnicas relevantes e observação de um acervo de revista, utilizado como estudo de caso, para auxiliar no desenvolvimento de categorias e classificações. O objetivo da proposta é padronizar e agilizar a coleta de dados e validar as análises por meio da sistematização de procedimentos e tratamento estatístico dos dados. Para tanto, também foram abordadas no artigo as etapas de tabulação de dados e geração de resultados, mostrando o uso dos dados coletados pela ficha construída. Conclui-se que a ficha de coleta de dados proposta permite aos pesquisadores traçar um perfil gráfico de determinado acervo por meio de observação de variáveis diversas que podem ser adaptadas de acordo com a saída de informações desejadas, permitindo resultados de análises isoladas ou comparadas de um ou mais acervos.
Baixar publicação

Imprensa capixaba: Revista Chanaan – 1936 a 1939

Este artigo apresenta resultados de análise gráfica e editorial da revista Chanaan, que circulou em Vitória,Espírito Santo, entre 1936 e 1939, o periódico representava o retrato da vida local durante um período de grandes transformações políticas e socioeconômicas no Estado, refletindo o progresso intelectual e artístico, o cotidiano do cidadão que vivia na capital e atos políticos do período. Com auxílio de fichas de coleta de dados para sistematização dos resultados e análise gráfica, foi possível reconhecer padrões e uso de diversos recursos gráficos. A revista é uma fonte rica de experimentos gráficos, uso de tipografia, letreiramento, fotografias, fotocomposição, anúncios, dentre outros, suas edições cheias de experimentações e personalidade gráfica são relíquias de memória representativa de seu tempo e da sociedade que a produzia e consumia. O estudo almeja revelara produção editorial capixaba sob a ótica do design gráfico na década de 1930 e contribuir para os estudos da memória gráfica do Espírito Santo.
Baixar publicação

Análise gráfica da revista Bonde Circular

Este​ ​artigo​ ​apresenta​ ​a​ ​análise​ ​gráfica​ ​da​ ​revista​ ​​Bonde​ ​Circular​,​ ​periódico​ ​que​ ​circulou​ ​em​ ​Vitória-ES​ ​na década​ ​de​ ​1930.​ ​Para​ ​realizar​ ​esta​ ​pesquisa,​ ​utilizou-se​ ​a​ ​metodologia​ ​do​ ​Laboratório​ ​de​ ​Design:​ ​História e​ ​Tipografia​ ​(LadHT).​ ​A​ ​revista​ ​abordava​ ​temas​ ​sobre​ ​política,​ ​economia,​ ​saúde,​ ​esportes​ ​e​ ​sociedade daquela​ ​época.​ ​Também​ ​estava​ ​ligada​ ​ao​ ​bonde​ ​elétrico​ ​que​ ​circulava​ ​na​ ​cidade,​ ​o​ ​qual​ ​deu​ ​origem​ ​ao seu​ ​nome.​ ​Esta​ ​pesquisa​ ​visa​ ​contribuir​ ​para​ ​a​ ​construção​ ​da​ ​memória​ ​gráfica​ ​capixaba,​ ​uma​ ​vez​ ​que​ ​o estudo​ ​sobre​ ​a​ ​revista​ ​​Bonde​ ​Circular​​ ​é​ ​inédito​ ​nesta​ ​área.
Baixar publicação

Livro Tese Doutorado – Blucher – 2016

Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898

Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898 é leitura obrigatória para qualquer um que se interesse por história do design ou história da imprensa. Por meio desse estudo de caso exemplar, descortinam-se aspectos importantes da produção gráfica no século xix, assim como da profissionalização do meio editorial que então se consolidava. Revelam-se também os fascinantes processos de trabalho por trás das realizações de Julião Machado. Fruto de pesquisa sólida e análise meticulosa, o livro de Letícia Pedruzzi vem preencher uma lacuna na bibliografia sobre a evolução do meio gráfico-editorial no Brasil.
Baixar publicação
InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação – 2016

Conjunto Metodológico para Pesquisa em História do Design a partir de Materiais Impressos

Este artigo propõe um conjunto metodológico para pesquisas em história do design a partir da análise de materiais impressos. Durante anos de trabalho, os pesquisadores do Laboratório de Design: História e Tipografia, da Universidade Federal do Espírito Santo, revisitaram, aprimoraram e desenvolveram diferentes estratégias metodológicas no intuito de investigar a história do design local. O objetivo deste artigo é apresentar a metodologia do Laboratório, comentar algumas experiências aplicadas do método e discutir a contribuição do design da informação para a pesquisa em história do design.
Baixar publicação
Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) – 2016

Análise dos anúncios da Revista Chanaan

Este artigo apresenta a análise dos anúncios na revista Chanaan, com foco em seus aspectos gráficos e em sua contribuição para a composição e identidade gráfica da revista. Veiculada entre 1936 e 1939, a revista Chanaan circulou em Vitória, Espírito Santo, e representava o progresso intelectual e artístico da sociedade capixaba dos anos 1930. Colaborando com a identidade visual da revista, os anúncios foram identificados e categorizados como híbridos, classificados, tipográficos ou imagéticos, que eram compostos por fotografias, ilustrações ou quadrinhos. A maioria dos anunciantes eram do Espírito Santo, porém com frequência havia anúncios nacionais e também de outros estados. O estudo tem como objetivo apresentar as análises e seus resultados com as particularidades gráficas dos anúncios. Dessa forma, pretende-se contribuir com os estudos sobre cultura material e colaborar na construção da memória gráfica capixaba.
Baixar publicação

A publicação periódica ilustrada brasileira no século XIX

O presente artigo aborda a modernidade e o papel das revistas ilustradas como mediadoras do confronto entre a população e as novidades da convivência urbana e dos inúmeros novos produtos oitocentistas. Apresenta de forma abrangente como se iniciou e consolidou a publicação de revistas ilustradas no Brasil, apresentando os principais títulos, seus produtores e inovações. São levantadas informações sobre os projetos gráficos e a tecnologia utilizada na produção das revistas, traçando um panorama da publicação periódica ilustrada na segunda metade do século XIX. Por fim, são apresentadas as principais características gráficas das revistas ilustradas oitocentistas, de forma a destacar peculiaridades e semelhanças.
Baixar publicação

Análise imagética da Revista Chanaan

A presente pesquisa apresenta resultados da análise imagética da revista Chanaan, que observou suas trinta e duas edições, contribuindo para os estudos da memória gráfica capixaba. Foi publicada entre 1936 e 1939, na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, sob a direção de Carlos Madeira. O periódico apresentava o retrato da vida local durante um período de grandes transformações políticas e socioeconômicas no Estado (Achiamé, 2010). Foi uma revista direcionada a elite capixaba, possuindo matérias redigidas em inglês, espanhol e francês. Segundo informações contidas na própria revista, alcançou público em diversas capitais brasileiras e até fora do país. Com base nos resultados da pesquisa sobre uso da tipografia na revista realizada anteriormente, percebeu-se que a Chanaan é uma rica fonte de recursos visuais em sua composição, com recorrente uso de elementos imagéticos (Azerêdo et al, 2015).
Baixar publicação
VII Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño – 2016

Memória gráfica capixaba através da Revista Chanaan

Para colaborar com a construção da memória gráfica capixaba foi apresentada a análise gráfica da revista Chanaan, publicada entre 1936 e 1939, na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Sob a direção de Carlos Madeira, o periódico representava o retrato da vida local durante um período de grandes transformações políticas e socioeconômicas no Estado. Com trinta e duas edições publicadas, a Chanaan é uma rica fonte de recursos visuais em composição, fotomontagens, tipografia, ilustrações, fotografias, anúncios, dentre outros.
Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2015

O design da exposição Jovens Tipógrafos: das oficinas para a memória gráfica

Este artigo apresenta o design da exposição Jovens Tipógrafos: das oficinas para a memória gráfica. O projeto visa apresentar à sociedade capixaba a história do Curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica de Vitória. O detalhamento técnico englobou a elaboração de padrões tipográficos para grandes formatos, a utilização da cor nos mais diversos suportes, a pluralidade de materiais envolvidos e suas limitações, noções de produção gráfica articuladas juntamente com os fornecedores e, ainda, um trabalho de produção audiovisual.
Baixar publicação
Anais do 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (CONGIC) 2015

Revista Chanaan e a memória gráfica capixaba

Este artigo apresenta o resultado da análise gráfica da revista Chanaan. Com auxílio de fichas de coleta de dados para sistematização dos resultados e análise gráfica, foi possível reconhecer padrões e uso de diversos recursos gráficos em um repositório que é espelho de seu tempo. A revista é uma rica fonte de recursos visuais em composição, fotomontagens, tipografia, ilustrações, fotografias, dentre outros. Esse estudo almeja contribuir para a construção da memória gráfica capixaba.
Baixar publicação
Anais do 11° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) – 2014

Gráfica e editora Santo Antônio: história e avanços tecnológicos

Documentos impressos são um dos principais meios que proporcionam hoje a construção da memória histórica e cultural de um determinado lugar, e que consequentemente, ajudam na formação de sua identidade, seja ela individual ou coletiva (CAMARGO, 2003). O ritmo acelerado de mudanças tecnológicas ocorridas no século XX proporcionou grandes avanços no setor gráfico brasileiro, porém a bibliografia existente sobre a indústria gráfica no estado do Espírito Santo ainda é escassa e superficial. A grande maioria dos parques gráficos capixabas existentes na segunda metade do século XX pertenciam aos próprios jornais e periódicos da época, não há muitos registros físicos de gráficas independentes que existiram antes ou depois da década de 50 e que produziam publicações periódicas (MARTINUZZO, 2005). Com objetivo de compreender os avanços tecnológicos ocorridos no setor gráfico no estado do Espírito Santo, principalmente na segunda metade do século, a presente pesquisa buscou novas informações para a construção da memória gráfica capixaba. Foram estudados os diferentes maquinários utilizados e os principais impressos produzidos a partir dos investimentos realizados com considerável atraso em relação aos grandes centros do país.
Baixar publicação
Anais do 6° Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (CONGIC) – 2014

Catálogo de elementos gráficos da revista Vida Capichaba

O presente artigo apresenta a metodologia utilizada para a produção do catálogo de recursos gráficos da Revista Vida Capichaba e os resultados obtidos. O catálogo comporta um apanhado das tipografias e dos ornamentos do período de 1924 a 1957. A construção do catálogo foi baseada no sistema de Classificação Cruzada de Catherine Dixon, que prevê a análise de tipografias a partir de suas origens e atributos formais. O catálogo pode ser considerado um objeto de pesquisa sobre a RVC e ao mesmo tempo é um registro da memória gráfica capixaba.
Baixar publicação

Memória gráfica do Jornal Posição

Os elementos gráficos, aspectos técnicos e atributos físicos do jornal capixaba Posição revelam ângulos da memória coletiva e apontam sua identidade gráfica ingerida pelo regime militar que singularizou o Brasil e o Espírito Santo dos anos de 1970. Seu discurso contestador nesse ínterim de circulação é patente também em suas alternativas estéticas, constatadas através de uma análise gráfica minuciosa desenvolvida durante dois anos de pesquisa. Esse artigo resume aspectos tangentes na intercessão entre sua trajetória gráfica e histórica que evidenciam a contribuição da memória gráfica para preservação e amparo da memória coletiva brasileira.
Baixar publicação

Metodologia de análise de letreiramentos da Revista Vida Capichaba

O presente artigo apresenta a metodologia utilizada para a análise dos letreiramentos presentes na Revista Vida Capichaba, recurso usado com frequência na publicação em especial nos seus primeiros anos de circulação, de 1923 e 1931. Para tal, fez-se necessário a construção de ficha de coleta de dados, baseado no sistema de Classificação Cruzada de Catherine Dixon, que prevê a análise de tipografias a partir de suas origens, atributos formais e padrões.
Baixar publicação

Metodologia de análise gráfica do Jornal Posição: otimização de processos em pesquisas relacionadas à memória

A metodologia percorrida na análise gráfica do jornal alternativo Posição, publicado entre 1976 a 1979, condensa um sistema de procedimentos aprimorados a partir de experiências precursoras no Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo. Ela abarca o registro fotográfico das edições da publicação pesquisada, através do qual, foram revistadas, compiladas e tabuladas diversas variáveis relacionadas ao seu design e permitiram a formulação de um inventário que monitora seus elementos gráficos e técnicos durante o período que circulou. Esse sistema adquire valor no presságio de que sua eficácia possa colaborar com a otimização de processos metodológicos já experimentados por pesquisadores que estudam acervos de periódicos, efêmeros, dentre outros.
Baixar publicação

O valor da memória combinada ao design

O desvelo dedicado ao passado ensejado por estudos relacionados à memória no design é ainda embrionário no Brasil e adquire progressivo valor nos debates acadêmicos preocupados com a vigorosa mutação que se processa na cultura contemporânea. Coerentemente, atrair o foco para o universo material iminentemente à beira do esquecimento transcende o mero saudosismo e é crucial para o fortalecimento dos alicerces do design, compondo projeções mais consistentes e visionárias através do brotar de reflexões sobre as raízes do cenário cultural brasileiro contemporâneo arraigados a um passado ainda a ser descoberto em sua plenitude. É a isso que o presente artigo se propõe a contribuir.
Baixar publicação
Revista Estudos em Design – 2014

A história da Revista Vida Capichaba sob a ótica do design gráfico

A Revista Vida Capichaba (RVC) constitui, ao longo de seus mais de 34 anos de existência, um denso legado histórico-cultural. Para a área do design gráfico, é uma fonte inesgotável de recursos visuais que oferecem abundância de informações implícitas em tipografias, formatos, fotografias, ilustrações, estrutura e composição, entre outros. Realizando o levantamento desses elementos, o Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba (Nigráfica) analisou, entre 2009 e 2010, cerca de 111 exemplares para delinear, de forma pioneira, o comportamento gráfico dessa publicação, agregando suas características estéticas ao seu valor histórico e cultural e assim contribuindo para a preservação da memória gráfica capixaba e brasileira.
Baixar publicação
8th Conference of the International Commitee for Design History & Design Studies (ICDHS) – 2012

Graphic innovations implemented in the Brazilian press by Julião Machado in the end of the 19th Century

Anais do 10° Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) – 2012

A história da Revista Vida Capichaba

A Revista Vida Capichaba (RVC) constitui, ao longo de seus mais de 34 anos de existência, um denso legado histórico-cultural. Para a área do design gráfico, é uma fonte inesgotável de recursos visuais que oferecem abundância de informações implícitas em tipografias, formatos, fotografias, ilustrações, estrutura e composição, entre outros. Realizando o levantamento desses elementos, o Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba (Nigráfica) analisou, entre 2009 e 2010, cerca de 111 exemplares para delinear, de forma pioneira, o comportamento gráfico dessa publicação, agregando suas características estéticas ao seu valor histórico e cultural e assim contribuindo para a preservação da memória gráfica capixaba e brasileira.
Baixar publicação

Henrique Fleiuss e sua produção gráfica brasileira no século XIX

Henrique Fleiuss, alemão que chegou ao Brasil em 1858, foi responsável pela publicação de diferentes periódicos ilustrados e destacou-se pela produção da revista Semana Ilustrada, que circulou por mais de dez anos. Além disso, fomentou a produção xilográfica no Brasil através da criação do Imperial Instituto Artístico, que chegou a oferecer curso para formar técnicos especializados na produção de xilogravuras de topo no país. Sua trajetória profissional foi rica em experiências e investimentos, e, o estudo e análise de sua produção visa contribuir para a construção da história do design no Brasil.
Baixar publicação

Levantamento tipográfico da revista Vida Capichaba

Este artigo apresenta os resultados obtidos do levantamento tipográfico realizado na revista Vida Capichaba (RVC) em sua primeira fase de circulação – dos anos de 1923 a 1931 – junto ao inicio de uma análise dos tipos: suas características anatômicas e funcionais. Mostra o desenvolvimento e a metodologia utilizada para mapear a diversidade de tipografias e os estudos de como organizar e classificar o material coletado.
Baixar publicação

Os anúncios na revista Vida Capichaba

Este artigo visa explorar e analisar a utilização de anúncios na revista Vida Capichaba (RVC) veiculada no Espírito Santo na primeira metade do século 20, situando-a no panorama de revistas ilustradas contemporâneas nacionais. Observa-se que a grande incidência de anúncios veiculados marca graficamente a revista. Essa análise vem, além de apontar as características que aproximam a RVC do padrão nacional, identificar as particularidades que definem a sua própria identidade.
Baixar publicação

Revista Capixaba: trajetória técnica e gráfica por fichas de análise

Este artigo trata de resultados do estudo da Revista Capixaba (1967), explanando sua trajetória técnica e gráfica. Enquanto a revista apresentava a sua redação em Vitória, a edição e produção funcionavam no Rio de Janeiro. Através de um levantamento fotográfico da fonte primária, juntamente a utilização de fichas de análise, foi possível entender a estruturação visual da revista, realizando um trabalho de investigação do que constitui parte da memória gráfica capixaba.
Baixar publicação
Anais do 5° Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (CONGIC) – 2011

Desenvolvimento de instrumento para coleta de dados referentes ao jornal E.T.V.

Este artigo relata o processo de construção de um instrumento de coleta de dados referente a um jornal estudantil capixaba, E.T.V.. Trata do desenvolvimento de um instrumento de análise auxiliar, a Ficha Única, que reúne informações do periódico, aprimorando a etapa de coleta de informações. Além disso, esta ficha contempla elementos gráficos que expressam a identidade do objeto de pesquisa.
Baixar publicação

Análise gráfica do periódico estudantil capixaba E.T.V.

Este artigo apresenta os resultados referentes à análise gráfica do jornal E.T.V. realizada pelos pesquisadores do Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba, Nigráfica. Auxiliada por fichas de análise, a equipe examinou o periódico estudantil. O impresso era produzido por alunos do curso de Tipografia e Encadernação ministrado na antiga Escola Técnica de Vitória, reconhecendo a sua contribuição à construção da identidade gráfica capixaba.
Baixar publicação

As capas da RIHGES: herança com identidade própria

Este artigo apresenta o estudo feito nas capas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – RIHGES, lançada em 1917 e até hoje em circulação no Espírito Santo. É vinculada à Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de onde traz a estrutura física e gráfica do miolo. Entretanto, observa-se nas capas, uma identidade própria, o que instiga a pesquisa de identidade gráfica capixaba. No decorrer de aproximadamente 95 anos de publicação a capa da revista muda o layout e recursos gráfico várias vezes, evidenciando muitas vezes sinais da história e de mudanças tecnológicas ao longo desses anos.
Baixar publicação
Anais do 5° Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI) – 2011

Análise gráfica das capas da revista Vida Capichaba

Tonini, Juliana Colli; FONSECA, Letícia P.; PACHECO, Heliana Soneghet. Análise gráfica das capas da revista Vida Capichaba. In: Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Florianópolis: 2011.
Baixar publicação
1º Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design (Simpex) – 2011

Características tipográficas da poesia – a linha

A representação tipográfica da poesia pode ser entendida através da segmentação que é a divisão visível do texto em unidades que refletem sua estrutura básica. Na poesia, o menor segmento é a linha e este artigo explora este tema junto com o papel do poeta e do “designer” na diagramação, terminando com um pequeno estudo de caso.
Baixar publicação

Organização estatística de informações gráficas por tabulação eletrônica e gráficos de análise

Este artigo relata o processo de tabulação eletrônica de dados referentes ao jornal E.T.V., periódico acadêmico capixaba publicado durante os anos de 1943 a 1962. Trata da organização estatística dos dados coletados, estabelecendo uma linguagem de comunicação e facilitando o trabalho em equipe; e a tomada de decisões em design, otimizando a apresentação, análise e correlação das informações.
Baixar publicação

Metodologia desenvolvida pelo Nigráfica para a análise gráfica revista Vida Capichaba

Este artigo apresenta a metodologia desenvolvida para as pesquisas de um núcleo de pesquisas em design da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Nigráfica, compreendendo etapas relativas ao planejamento, desenvolvimento, testes e aprimoramentos realizados para análise gráfica da revista Vida Capichaba. Para tanto, descreve o contexto da pesquisa, do grupo e do local de coleta dos dados, introduz a revista e a sua importância para o patrimônio histórico cultural do Espírito Santo e faz reflexões sobre a metodologia usada em pesquisas que lidam com a memória gráfica brasileira.
Baixar publicação

O curso de Tipografia e Encadernação no Ifes – O ensino das artes gráficas no Espírito Santo.

Este artigo apresenta os resultados da investigação feita pelos pesquisadores do Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba – Nigráfica – acerca do ensino das artes gráficas no curso de tipografia e encadernação da então Escola Técnica de Vitória. Foca-se a estrutura e metodologia utilizada no ensino das artes gráficas na escola, e sua importância para a formação dos profissionais responsáveis pela construção da identidade gráfica capixaba.
Baixar publicação

Análise Gráfica dos Títulos das seções do jornal estudantil O E.T.V.

Este artigo apresenta os resultados referentes à análise gráfica dos convites de formatura com produção estudantil realizada no Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba, Nigráfica. Com o auxílio de fichas de coleta dos dados variáveis e permanentes, foram examinados os impressos que eram produzidos por alunos do curso de Tipografia e Encadernação, ministrado na antiga Escola Técnica de Vitória, reconhecendo a sua contribuição à construção da identidade gráfica capixaba.
Baixar publicação

Análise gráfica dos convites de formatura produzidos pelo corpo estudantil da antiga Escola Técnica de Vitória nos anos de 1946 a 1963.

Este artigo apresenta os resultados referentes à análise gráfica dos convites de formatura com produção estudantil realizada no Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba, Nigráfica. Com o auxílio de fichas de coleta dos dados variáveis e permanentes, foram examinados os impressos que eram produzidos por alunos do curso de Tipografia e Encadernação, ministrado na antiga Escola Técnica de Vitória, reconhecendo a sua contribuição à construção da identidade gráfica capixaba.
Baixar publicação
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D) – 2010

Desenvolvimento da “Ficha de Coleta de Dados” para análise gráfica da revista Vida Capichaba

Este artigo apresenta uma parte específica da metodologia desenvolvida para as pesquisas do Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba, relativa ao planejamento, desenvolvimento, testes e aprimoramentos realizados na construção da Ficha de Coleta de Dados para análise gráfica da revista Vida Capichaba. Para tanto, descreve o contexto da pesquisa, do grupo e do local de coleta dos dados. Introduz a revista e a sua importância para o patrimônio histórico cultural do Espírito Santo e faz reflexões sobre a metodologia usada em pesquisas que lidam com a memória gráfica brasileira.
Baixar publicação
Monografias

Projeto editorial e gráfico do livro “Revistas Capixabas: 50 anos de história”

O objetivo principal do presente trabalho é projetar um livro-catálogo para apresentar os resultados da nossa pesquisa sobre as revistas capixabas publicadas durante as décadas de 1910 a 1950, com base no conjunto metodológico para pesquisa em história do design a partir de materiais impressos (fonseca et al, 2016), a fim de que se possa compreender o contexto sócio-histórico na qual elas foram criadas e as possíveis interferências no âmbito da frequência de publicação, assuntos relatados, uso de recursos gráficos, entre outros. As imagens das revistas do período supracitado cumprem o papel principal para a divulgação das informações, para tal, utilizou-se a metodologia proposta por Haluch (2013), em seu livro “Guia Prático de Design Editorial: criando livros completos”, que prevê as seguintes etapas: 1. análise do conteúdo; 2. briefing; 3. desenvolvimento do projeto gráfico; 4. diagramação; e 5. fechamento para a gráfica. Para apresentação das informações, foi utilizada a metodologia de design de infografia (horn, 1998) e (twyman, 1979) de modo visual e prático. Com isso, este estudo configura-se como continuação ao projeto Revistas Capixabas ao, por meio do produto final, apresentar os resultados gerais sobre 23 periódicos disponíveis por meio de 851
edições catalogadas, trazendo dados inéditos sobre os motivos que levaram a suas idealizações e veiculações, bem como quais os recursos disponíveis na época e a forma como impactou nas escolhas dos assuntos impressos. Como resultado, temos um livro com um projeto gráfico que valoriza as revistas estudadas, com apresentação em linguagem simples, para que um público leigo possa se interessar e entender, e ainda com recursos visuais como imagens ilustrativas e infográficos. Os testes demonstraram a assertividade do projeto e ainda permitiram ajustes e aprimoramentos. Assim, conclui-se que o livro contribui com a preservação da memória gráfica capixaba, tanto por conta do conteúdo pautado em pesquisas e análises, quanto em relação ao projeto gráfico criado para atender aos requisitos de divulgar os resultados ao grande público.
Baixar publicação

Uma revolução gráfica: o projeto gráfico de um livro sobre Julião Machado

O objetivo principal do presente trabalho é a construção de um projeto gráfico abrangente, com uma estrutura flexível que valorize o conteúdo imagético e proporcione uma leitura confortável tanto em suporte impresso quanto digital, podendo ser replicado em outros projetos da editora Blucher Open Access. Para tal, utilizou-se o projeto editorial de um livro sobre Julião Machado, ilustrador português. Adaptou-se metodologias de Munari, Haluch e do Laboratório de Design Instrucional, onde o projeto foi desenvolvido, para a criação do novo projeto gráfico. Dessa forma, sete etapas caracterizaram o projeto: (1) problematização; (2) referenciação; (3) conceituação; (4) previsão; (5) diagramação; (6) revisão; e (7) produção. Assim, foi possível criar um projeto gráfico mais abrangente, com uma mancha gráfica que usa 5 colunas, sendo somente 4 delas utilizadas para o texto corrido, uma fonte que atende várias particularidades do projeto, por oferecer gama de possibilidades de uso em hierarquias e situações de elementos textuais e um equilíbrio importante entre as duas formas de leitura, impressa e virtual.
Baixar publicação

Revista Vida Capichaba: Análise de suas capas

Buscou-se identificar a contribuição da revista Vida Capichaba para a memória gráfica capixaba através da análise de suas capas, investigando os aspectos formais e gráficos dos diferentes logotipos e imagens que a revista mostra ao longo dos seus 37 anos de veiculação (de 1923 a 1959). A partir da metodologia utilizada pelo Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT) para investigar acervos impressos, foram identificadas capas diferenciadas que exploravam técnicas de produção e temáticas relacionadas ao contexto em que estavam inseridas. Notou-se que a revista buscava mostrar os acontecimentos ligados à sociedade capixaba, em especial, da alta sociedade através do uso de ilustrações pictóricas e fotográficas.
Baixar publicação

Representação da mulher nos anúncios da imprensa capixaba na década de 1930

O principal objetivo da presente pesquisa foi investigar como era a representação da mulher nos anúncios da imprensa capixaba durante a década de 1930, por meio dos
anúncios das revistas Chanaan, com circulação entre 1936 a 1939, e Vida Capichaba, que circulou entre 1923 a 1959. O estudo foi realizado com o recorte de 1936 a 1939. As duas revistas representavam a sociedade capixaba durante sua circulação e eram referências da modernidade pretendida no Espírito Santo no início do século XX, que tinha como intenção normatizar a mulher e modernizá-la seguindo padrões de beleza, cuidados com a saúde diretamente ligada aos hormônios e que o seu dever era além de constituir uma família, ser uma boa mãe. Para obtenção dos resultados foi utilizada a Metodologia para pesquisa em história do design a partir de acervos de materiais impressos, que contou com a elaboração de uma ficha de coleta de dados dividida entre características gráficas e a representação da mulher. Após houve tabulação dos dados coletados e a partir da tabulação foram gerados gráficos que tornaram possíveis as análises. Foi descoberto que os padrões impostos tiveram participação ativa da imprensa local como suporte, sendo o meio que vendia e veiculava essa imagem construída da mulher, portando anúncios de âmbito local, regional e nacional.
Baixar publicação

Acervo: uma fonte de simulação caligráfica preservando a memória

O presente trabalho é um projeto de desenvolvimento de uma fonte digital de simulação caligráfica, baseado em escritos presentes em livros de registro do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória (Cedaves). Tais livros registram quase 204 anos de história religiosa, política e social e que aos poucos estão desaparecendo, graças ao estado de conservação dos livros e a deterioração natural.
O objetivo primeiro deste trabalho é ajudar a resgatar e preservar a memória caligráfica presente em ao menos um destes livros. O trabalho apresenta as etapas do desenvolvimento da fonte, desde a seleção dos originais a serem utilizados e seus recortes, até o desenvolvimento de cada caractere e seus ajustes finais, passando pela conexão direta entre diferentes letras e o espacejamento derivado dessas conexões. Além disso, são apresentadas as etapas futuras que se fazem necessárias para que esta fonte possa virar um produto comercial, de modo que a fonte chegue até as pessoas e o estilo caligráfico deste livro que se tentou resgatar seja preservado.
Baixar publicação

Funes, o memorioso projeto e construção de um livro

Este projeto de graduação consiste na criação de um livro sobre o conto Funes, o memorioso, de Jorge Luis Borges, se utilizando das características sensoriais do livro de artista de forma a maximizar a experiência da leitura para além do texto – uma nova forma de diálogo do leitor com a história em um livro com possibilidades de produção em alta tiragem. O processo de desenvolvimento do objeto livro foi estudado e descrito para identificar, relacionar e experimentar conceitos presentes no texto com soluções visuais, táteis e sensitivas. Os resultados finais demonstram o papel do designer como coautor do livro e sua relação com as etapas envolvidas em todo o processo de produção, desde a concepção da ideia até a produção gráfica.
Baixar publicação

Análise gráfica das capas da Vogue

Esta monografia se propõe a levantar e analisar os aspectos estéticos e projetuais no design das capas da revista Vogue, desde seu surgimento em 1892 até 2011.
É apresentada, inicialmente, a contextualização e desenvolvimento da revista de moda no campo do design gráfico e editorial. Além disso, é exposta a evolução da ilustração e seu aparecimento neste tipo de revista. Depois, são discutidos os conceitos de moda e luxo, e um breve histórico do desenvolvimento da moda, para enfim, definir os usos da roupa. Também é citado de forma breve e sucinta, a história da Vogue e seus principais acontecimentos. Em seguida, a metodologia de análise, que envolveu critérios de seleção das capas, processo de criação da ficha de registro, tabulação de dados e resultados. Por fim, maior ênfase será dada ao objetivo da monografia, a análise gráfica das capas da Vogue, não apenas com o objetivo de desenvolver as investigações na área gráfica e projetual, mas de também mostrar a análise gráfica através das transformações que a revista sofreu ao longo dos períodos determinados para continuar no mercado editorial como referência em moda e atualidade.
Vogue é uma publicação de grande prestígio no mercado, voltada a um público leitor de alto poder aquisitivo, lançada em Nova York, pela Condé Nast Publications. E uma das estratégias utilizadas por seus editores, foi transformar a capa num meio de divulgação e atração de leitores.
Baixar publicação

Jovens Tipógrafos: das oficinas para a memória gráfica – O design de uma exposição

O presente trabalho é um projeto de exposição sobre o Curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica de Vitória. A exposição, denominada Jovens Tipógrafos: das oficinas para a memória gráfica, visa apresentar a história do curso à sociedade capixaba. Por todas suas potencialidades de interação com o público, a exposição pode congregar, comunicar e expor os registros da história dos Jovens Tipógrafos, além de fornecer uma oportunidade de fruição cultural para os visitantes. O trabalho teve uma fase inicial de pesquisa sobre o design de exposição, com o propósito de justificar a alternativa adotada para a apresentação do Curso de Tipografia e Encadernação e preparar o leitor para o desenvolvimento do projeto da exposição, essência deste trabalho. A seguir, houve uma etapa de compreensão sobre o assunto da exposição, o que acarretou um trabalho de pesquisa documental sobre a Escola Técnica de Vitória com o propósito de enriquecer o banco de informações disponível sobre o Curso de Tipografia e Encadernação. O desenvolvimento do projeto da exposição pode ser dividido, basicamente, em dois momentos: o diagnóstico dos elementos do processo expositivo – visitante, tempo, objeto, local, circuito da visita e linguagem – e a proposição dos desenhos formais, que incluem a elaboração dos primeiros esboços, a realização de testes a fim de validar as decisões projetuais, a finalização dos desenhos técnicos e a formulação do plano técnico com os recursos e custos necessários para a execução do projeto.
Baixar publicação

Jornal Posição

O presente trabalho insere-se na matiz de pesquisas concernentes ao patrimônio material da esfera pública que no desvelo dedicado ao passado, oferecem amparo e resguardo à memória coletiva. Em um setor particular desse campo, localiza-se a incipiente preocupação da área do design gráfico em examinar a memória gráfica de periódicos e peças gráficas iminentemente à beira do esquecimento.
Baixar publicação – Parte 1

Baixar publicação – Parte 2

tipo&grafia – Identidade Gráfica em revista

Este trabalho traz reflexões sobre cultura material e identidade cultural na perspectiva de se compreender como o design gráfico pode ajudar na formação da identidade de um artefato, neste caso, uma revista acadêmica impressa. Descreve o desenvolvimento do projeto editorial e gráfico da revista tipo&grafia do Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba (Nigráfica). Apresenta pesquisa bibliográfica e todas as etapas de desenvolvimento do periódico, desde a parte de pesquisa de referências, a concepção do planejamento editorial, as hipóteses e gerações de alternativas para o projeto gráfico, a construção do guia de estilos até os testes finais com o protótipo da edição número 1.
Baixar publicação

Adaptação da Revista Tipo&grafia para o meio eletrônico da Web

Este projeto envolve, primordialmente, o estudo de tradução de uma revista do meio impresso para o meio da web dentro das possibilidades do trabalho de um designer. Neste processo estão descritas as distinções entre os dois meios, metodologias e soluções adotadas para a adaptação e implementação do projeto.
O objetivo deste projeto trata da analise e discussão dos possíveis caminhos para a divulgação do Laboratório de design: História e Tipografia (LadHT) e de suas pesquisas. Tendo em foco a revista Tipo&grafia, com um conteúdo plural sobre memória gráfica brasileira, referências, notícias e resultados das pesquisas do laboratório, disponível somente no formato impresso até o momento.
Além de um breve estudo a respeito das mídias em questão também se fez necessário o estudo dos tipos de plataformas disponíveis e mais adequadas às necessidades do laboratório. Desse modo busca-se o desenvolvimento dentro de um sistema que permita atualizações por outros membros do laboratório em futuras edições da revista, não se tornando, portanto, um produto pontual deste trabalho, mas um projeto voltado para o futuro.
Baixar publicação

© 2012 Copyright - Laboratório de Design: História e Tipografia. Powered by WordPress.