Doutora e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bacharel em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professora associada do curso de Design da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação (LabTAR) e coordena o Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT). É editora associada da revista Infodesign. Autora do livro Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898. Participa do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq: Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. Tem experiência na área de design, atuando principalmente nos seguintes temas: história do design, memória gráfica e design da informação.
Graduada em Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Typography & Graphic Communication – University of Reading – UOR (2008). É professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente com os seguintes temas: design gráfico, linguagem gráfica, design e poesia, tipografia da poesia, design e ensino, identidade e memória gráfica, projeto editorial e design instrucional.
Bacharel em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo e bolsista voluntária do Núcleo de Conservação e Restauração. Passou a integrar o LadHT em 2022 e desenvolve pesquisa de iniciação científica sobre a representação das mulheres em anúncios de revistas capixabas de 1910 até 1980.
Bacharel em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo. Faz parte da equipe do LadHT desde 2020, atuando, em um primeiro momento, na pesquisa sobre as revistas capixabas publicadas nas décadas de 1940 e 1950. Sua pesquisa focou a preservação da memória gráfica capixaba, resultando na produção editorial e gráfica do livro “Revistas Capixabas: 50 anos de história” que apresenta os períodos impressos durante as décadas de 1910 a 1950.
Uma mente criativa disposta a usar a arte como meio de comunicação e solução de problemas. Mas também graduanda em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, sua pesquisa possui foco na preservação da memória gráfica capixaba por meio da produção gráfica de um livro que apresente os períodos impressos durante a primeira metade do século XX. Um de seus (muitos) interesses está relacionado à área do design gráfico, artes visuais, moda, fotografia e ilustração. Aprender diferentes histórias a auxilia a entender o mundo e a traduzi-las de forma eficaz na execução de projetos.
Graduanda em Design pela Ufes, estagiária de design gráfico e ilustradora freelancer. Passou a integrar a equipe do LadHT em 2021 e desenvolve pesquisa de iniciação científica sobre ilustrações publicadas na revista Vida Capichaba na década de 1920.
Bacharela em Cinema e Audiovisual (2016) e graduanda em Design pela Ufes. Ingressou no LadHT em 2020 desenvolvendo sua pesquisa sobre Revistas Capixabas na década de 1970. No cinema atua como diretora de arte e desenvolve projetos gráficos para filmes, mostras e festivais. É coordenadora de diagramação no Laboratório de Design Instrucional (LDI-Ufes), onde ingressou como estagiária. Desenvolve seu projeto de conclusão de curso ampliando os resultados obtidos na iniciação científica, com foco na Revista de Cultura da Ufes.
Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2015) e graduada em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integrou o LadHT em 2021 realizando a pesquisa de iniciação científica sobre as revistas capixaba publicadas na década de 1960. Publicou o artigo A “garota moderna” na Revista Capixaba na década de 1960 e atualmente desenvolve o projeto de conclusão de curso focado na análise gráfica da Revista Capixaba.
Graduada em Engenharia Ambiental pela Multivix e Bacharel em Desenho Industrial (Design) pela UFES, ingressou como membro do LadHT no ano de 2018, contribuindo para finalização do Inventário de Revistas Capixabas. Desenvolveu uma monografia e estruturou artigos que foram publicados em congresso, onde fez uma análise gráfica e editorial das Revistas Capixabas publicadas nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Suas principais experiências profissionais estão ligadas ao design gráfico, social media, diagramação, criação de identidade visual e captura e edição de imagem.
Graduanda em Artes Visuais pela Ufes, também possui experiência nas áreas de letras e design. Desenvolveu pesquisa relacionada às revistas capixabas impressas, digitalizando e inventariando os acervos encontrados. Seus principais interesses incluem memória gráfica, webdesign, programação e design de embalagens.
Nascida em Minas Gerais, criada no Espírito Santo e atualmente moradora do Rio de Janeiro, é graduada em Design pela Ufes. Desenvolveu no LadHT uma pesquisa que teve como objetivo inventariar as revistas capixabas nos principais acervos da Grande Vitória. Suas principais experiências profissionais são com design editorial e diagramação, projetos de identidade visual e ilustração.
Graduada em Desenho Industrial pela Ufes. Desenvolveu pesquisa relacionada às revistas capixabas em três grandes acervos da Grande Vitória. Seus principais interesses incluem fotografia, tratamento de imagens, social media e edição de vídeos.
Técnica em Design de Interiores (2010) e Graduanda em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ingressou no LadHT em 2020 desenvolvendo sua pesquisa sobre Revistas Capixabas na década de 1980. É gerente de projetos no Laboratório de Design Instrucional (LDI-Ufes). Atua também como designer de mobiliário, desenvolve projetos de interiores e representação gráfica para arquitetura.
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Participou do Laboratório de Design: História e Tipografia (LadHT), onde teve a oportunidade de estudar a revista Bonde Circular, projeto que resultou no prêmio de 2º lugar da categoria de Jovens Pesquisadores do 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação realizado em Natal (RN) em 2017. Também contou com a colaboração do laboratório para estudar a revista Vida Capichaba, a qual foi utilizada em seu projeto de conclusão do curso. Hoje, utiliza os conhecimentos adquiridos na universidade para ingressar no mercado de trabalho capixaba, sem deixar de lado a paixão pela memória gráfica.
Designer, professora em Design Gráfico e realiza pesquisas sobre Comunidades que Sustentam a Agricultura e gestão do conhecimento em sistemas interativos. Atuou em projetos de diversas naturezas – editoriais impressos, aplicativos para plataformas móveis, identidade visual, webdesign e redes sociais –, foi coautora dos projetos coletivos Babel, Foi à feira, Do triádico ao uno e [Janelas], que tratam da experimentação da linguagem textual, fotográfica e videográfica, em zines, livro-objeto e vídeos-documentário. Tem título de Mestre em Design pelo Programa em Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília (UnB) e de bacharelado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente é professora do curso de Design Gráfico do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e pesquisadora vinculada ao Departamento de Design da UnB.
Formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo no final de 2016, desenvolveu pesquisas em diversas áreas diferentes, como tecnologia gráfica capixaba do início dos anos de 1930 até tipografia voltada para sinalização. Trabalhou em diversos laboratórios da Ufes, participou do movimento estudantil sendo presidente do Centro Acadêmico de Desenho Industrial (CADI) e representante da universidade em congressos e eventos por todo o país e no Conselho Nacional dos Estudantes de Design (CONE). Apaixonado por papel e crafts, aventura-se também como encadernador e restaurador nas horas vagas.
Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco com graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, Daniel administra a Marino, sua agência de gestão de marcas. Além disso, tem experiência em gestão do design para empresas e governos, design estratégico e história do design. Foi pesquisador (Iniciação Científica) pelo LadhHT entre 2010 e 2012, investigando a Revista Capixaba, periódico local distribuído nos anos 60 e 70, e o Curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica de Vitória (IFES, atualmente). Sua pesquisa registra o início do ensino de design no Espírito Santo.
Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atuou no LadHT (antigo Núcleo de Identidade Gráfica Capixaba) como pesquisadora de iniciação cientifica, de 2010 a 2011, com pesquisa sobre a história das Artes Gráficas no Espírito Santo através do Jornal ETV. O jornal fazia parte da produção dos alunos do Curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica de Vitória (1943-1962). Hoje, é microempreendedora individual, trabalhando com design gráfico e artesanato.
Bacharel em Design pela Ufes. É apaixonada por tudo que envolve ilustração, principalmente design de superfície. Não resiste à passeios por museus e livrarias. Gosta de tudo um pouco e agora está se aventurando por aí fotografando o mundo e decidindo qual mestrado fazer.
Formada em Design gráfico na Ufes, durante dois anos fez parte de pesquisas focadas em Memória Gráfica Capixaba no Nigráfica, atual LadHT, com as professoras Heliana Pacheco e Letícia Pedruzzi. Atualmente, acumula experiências em coordenação de equipe e direção de criação de projetos publicitários e design, posicionamento de marca e e-branding adquiridos em sua trajetória no mercado de trabalho e em cursos extracurriculares. Tem grande interesse por projetos que exploram novos métodos de trabalho e processos criativos diversos. É a favor de métodos de trabalhos construídos coletivamente. Busca crescer na área de design mantendo-se leal aos seus princípios e sonhos.
Designer gráfico formado pela Ufes em 2012. Foi pesquisador de iniciação científica voluntário (2010-2011) no Núcleo Identidade Gráfica Capixaba, atual LadHT, tendo como resultado a publicação de dois artigos. Foi organizador da Semana de Design da Ufes em 2010 e também do R Design Vitória 2011. Hoje especializado em design editorial, é sócio da editora capixaba Cousa, com mais de 140 obras publicadas.
Graduada em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi pesquisadora de iniciação científica no LadHT entre 2014 e 2017 e atualmente é colaboradora. Teve como principais objetos de pesquisa as Revistas Chanaan e Vida Capichaba e desenvolveu seu projeto de graduação com a mesma linha de pesquisa investigando os anúncios destinados às mulheres das revistas Chanaan e Vida Capichaba para entender a representação da mulher na imprensa capixaba durante a década de 1930.
É aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo e atua como designer freelancer. Principais interesses no design de informação, gráfico, história do design e feminismo.
Juliana Colli é Mestra em Teoria e História da Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduada em Design pela mesma Universidade. Atua como Empreendedora sócia fundadora dOPARQUE, uma plataforma que conecta criadores e inovadores para gerar negócios em rede. Também atua como professora do eixo Produção Cultural e Design no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho e como Sócia fundadora da Associação sem fins lucrativos InovaTe.
Foi bolsista do LadHT durante o ano de 2011, colaborou no desenvolvimento de procedimentos para a digitalização do acervo da revista Vida Capichaba, que teve circulação no Espírito Santo entre as décadas de 20 e 50 e tem sido material de pesquisa do LadHT desde o início dos trabalhos no núcleo. Hoje atua como consultora em design de produtos digitais.
Nascida em 1990 na capital mineira, se mudou para o litoral do ES e não voltou mais. Graduada em Comércio Exterior hoje cursa Desenho Industrial na Ufes, e faz pós- graduação em Design Instrucional no Senac. Atua no Laboratório de Design: História e Tipografia desenvolvendo pesquisas sobre análise de imagens utilizando como objeto de estudo a revista capixaba Chanaan. É estagiária de gestão no Laboratorio de Design Instrucional e se interessa por memória gráfica em geral, gestão de projetos e educação.
Graduada no curso de Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou do levantamento inicial de espécimes gráficos capixabas encontrados na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), como por exemplo a revista Chanaan. Atualmente trabalha com comunicação e design institucional e realiza estudos experimentais acerca de publicações culinárias, tanto impressas quanto digitais.
Mineira, católica, graduada em Design pela Ufes desde 2016. Amante de branding, empreendedorismo, gestão de projetos e produção de peças gráficas, já estagiou em agências e laboratórios de design. Participou do LadHT em 2010 e 2011 com pesquisa sobre o jornal ETV e demais produções dos alunos do Curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica de Vitória. Estagiou no Laboratório de Design Instrucional (LDI), onde aprendeu a amar a produção de livros didáticos e se inspirou para o tema da sua monografia. Depois de formada prestou serviços para uma startup, trabalhou em casa de festas, loja de acessórios e até em uma gráfica de autoadesivos. Atualmente a sua maior paixão tem sido estudar e aprender sobre Design de Calçados, área que está se desenvolvendo profissionalmente.
Formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. Artista e apaixonado por tipografia. Atualmente, administra a Empire, sua agência de Marketing e Design. Para além disso, desenvolve seu trabalho artístico como ilustrador e tem experiência na área de identidade visual e criação de marca. Foi pesquisador de iniciação científica pelo LadHT, onde teve seu primeiro contato com o estudo da memória gráfica capixaba. Com suas pesquisas, pôde perceber as transformações gráficas ocorridas no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e na tão icônica revista Vida Capichaba, onde aprofundou a pesquisa no campo da tipografia e dos recursos gráficos. Essa pesquisa contribuiu para o levantamento de dados e para a composição de um catálogo tipográfico da revista com intuito de registrar e apresentar a pesquisa para as próximas gerações.
Bacharela em Design Gráfico pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde desenvolveu pesquisas na área de Memória Gráfica Brasileira (aprovadas em editais de pesquisa PIVIC-CNPq e FAPES). Foi membra-fundadora do Coletivo Foi à Feira, parte do movimento pioneiro de fanzine e imprensa alternativa em Vitória-ES, com o qual aprovou projetos em editais da Secretaria de Cultura do Espírito Santo. Em 2012, foi vencedora do 2º Prêmio Ronaldo Barbosa de Design Gráfico Universitário, na categoria Impresso. Atualmente é mestranda em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde desenvolve pesquisa direcionada à análise gráfica de impressos de autoria indígena.
Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ) e graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professor, pesquisador e desenvolve projetos nas áreas de design de tipos e design de interação. Alguns de seus trabalhos tipográficos foram expostos nas edições 2008 e 2010 da Bienal Latino-Americana de Tipografia e são distribuidos por empresas como MyFonts, Monotype Imaging e Adobe. É autor do livro “O Design Brasileiro de Tipos Digitais: a configuração de um campo profissional”, publicado pela editora Blucher.
Graduanda do 9º período do curso de Design da Ufes. Ao longo de seu período acadêmico participou de diversas atividades, destacando-se como membro da empresa júnior de Comunicação Social da UFES (Ecos Jr), membro da diretoria e do Conselho Executivo da Federação Capixaba de Empresa Júnior (Juniores) e membro da diretoria da gestão 2016 do Centro Acadêmico de Desenho Industrial (Cadi). Em 2017, tornou-se voluntária global pela Aiesec, desenvolvendo trabalho social com crianças na cidade de Lima, no Perú. Foi pesquisadora de iniciação científica no LadHT e desenvolveu pesquisa voltada para o estudo e análise das imagens publicadas na revista Vida Capichaba. Interesses na área de história do design, ergonomia e design de interface.
Designer pela Ufes, coordenadora da equipe de diagramadores do Laboratório de Design Instrucional (LDI-Ufes) e sócia fundadora da BETHA design studio, sediada na íRis rede de impacto. Foi pesquisadora da memória gráfica capixaba dentro do Laboratório entre os anos de 2012 a 2014, focando na catalogação dos letreiramentos e vinhetas da Revista Vida Capichaba. Além do design, é apaixonada por música, gastronomia, encadernação artesanal, séries, tipografia… e sempre caçando mais um hobby.