Em Setembro de 1961, surge a primeira edição do jornal O Eteviano, órgão dos ex-alunos da Escola Técnica de Vitória, que trouxe consigo a lembrança do principal jornal de circulação da escola o E.T.V. O jornal era trimestral e tinha por objetivo trazer notícias de ex-alunos, professores, vitórias daqueles que fizeram parte da história da Escola, além de seções sobre literatura, esportes – que faziam lembrar as características do jornal “E.T.V.”. Traz lembranças de uma boa época (segundo eles) de aprendizado e conquistas.
Agora não mais um jornal de caráter estudantil, mas de uma associação de ex-alunos com experiência nas áreas que estudaram, em sua época na Instituição. Experiência citada nas matérias do próprio jornal O Eteviano, que por meio do deste, oferece um retorno do aprendizado que tiveram no período de estudantes.
Na 6ª página desta primeira edição, Wilson Trindade fala sobre esse novo desafio:
“O Eteviano, órgão oficial dos ex-alunos. Jornal diferente que os ex-alunos têm a honra de receber. O trabalho desta confecção infelizmente não é notado. O esforço empreendido por cada um que trabalhou nesta edição foi impressionante. Milito na Imprensa há bastante tempo e sei o trabalho que dá para se fazer jornal. As contrariedades são várias e, se os idealizadores não tiverem um espírito prevenido do que pode acontecer, eles desistirão logo de início. Portanto, o esforço de cada um sobrepujou os inconvenientes apresentados. Conseguimos alguma coisa de útil; se não agradamos em cheio, pelo menos fizemos todo o possível, esmerando e assimilando tudo o que aprendemos para premiar a sociedade com o que há de melhor – que é a expansão de nossa modesta cultura” (O Eteviano, nº1,p.6, 1961).
Danúsia Peixoto – Novembro, 2010
0 Comentários
Os comentários estão fechados.