O E.T.V. e suas seções

quarta-feira, 8th de setembro, 2010.

O jornal E.T.V. possibilitava aos alunos exporem seus escritos para toda a Escola Técnica e, para atender a todos os gostos, existiam varias seções: algumas destinadas a determinadas oficinas como “Desenho de Máquinas”; aos poetas da escola com a seção de “Rimas”; e ainda uma que interagia com todos os cursos de forma divertida, que tratava-se de “Raciocínio… E prêmio”.
“Raciocínio… E prêmio”, seção com passatempos para diversão, possibilitava o aprendizado e premiava o aluno que enviasse para a redação o resultado correto. Já a seção “Rima” que futuramente viria a ser “Eles…” incentivava a participação dos alunos, abrindo espaço para a divulgação de poemas e textos que contavam, em sua maioria, histórias do cotidiano da instituição e de alunos que se destacavam nos seus afazeres.
A “Caixa do E.T.V.” foi uma seção que surgiu em 1944, mas que não resistiu às outras edições. Era o contato dos redatores com aqueles alunos que enviavam textos para o jornal. Nela justificava-se o porquê de determinados textos não serem publicados. Estes seriam portanto enviados para a “cesta”.
O espaço destinado aos alunos da oficina de mecânica era a seção “Desenho de máquinas”. Segundo o autor, tinha por finalidade “ampliar, com auxílio de desenhos técnicos e comentários, os conhecimentos daqueles que neste Estabelecimento estudam e desejam futuramente trabalhar para o progresso do nosso querido Brasil” (E.T.V., número 25/26, p.8).
Com o tempo percebe-se uma maior preocupação na elaboração e organização das seções. Seja pelas fontes utilizadas nos títulos, que mudavam com certa freqüência, ou pelo próprio conteúdo que se apresentava melhor definido.
O E.T.V. e suas seções
Danusia Peixoto — Setembro/2010