Loadir Carlos Pazolini: aluno e professor do Curso de Tipografia e Encadernação

domingo, 7th de novembro, 2010.

O Sr. Carlos Loadir Pazolini ingressou na Escola de Aprendizes e Artífices com 12 anos, conseguindo a primeira colocação no processo de seleção dos novos alunos. Dentre todos os cursos ofertados, escolheu o de Tipografia e Encadernação.
Como aluno, o Sr. Loadir revela detalhes a respeito do programa de ensino do curso. Segundo ele, pela parte da manhã, os alunos assistiam a aulas básicas: português, matemática, história, ciências; e pela tarde, aprendiam o ofício técnico das artes gráficas. As disciplinas do curso de tipografia e encadernação se dividiam em matérias práticas: composição manual, composição mecânica, impressão, encadernação; e uma matéria teórica denominada tecnologia. Os alunos faziam provas todo o mês, tanto teórica quanto prática.
O Sr. Loadir Carlos Pazolini, que chegou a exercer o cargo de diretor do jornal “E.T.V.”, contou algumas curiosidades sobre a redação e composição do jornal escolar.

“Todos os alunos poderiam fazer textos, depois eles entregavam a uma professora de português que os corrigia, decidia quais seriam publicados e entregava para nós da Tipografia”.

Além disso, questões gráficas quanto a proporção dos corpos e estilo entre as tipografias utilizadas era direcionada pela própria professora de português. O Sr. Loadir Carlos Pazolini também destacou que a composição do jornal se restringia a linotipo e sua impressão à impressora plana.
Não muito tempo depois, com 19 anos, retornou à escola como professor de composição mecânica. O Sr. Loadir mostrou conhecimento exemplar quanto ao processo.

“Na composição mecânica tudo era diferente. Você ajustava a medida da linha e haviam muitos tamanhos. Quando o componedor estivesse cheio, você o suspendia com o auxílio de uma alavanca. Aí a máquina ficava por conta dela. Ela fazia um barulho devido a um mecanismo de vários eixos. O componedor ficava bem em frente a um depósito de material derretido que era uma combinação de chumbo, em maior quantidade, antimônio, e estanho. Também tinha uma alavanca que acionava um compressor que quando este descia, jogava um jato de material em frente às matrizes, formando uma linha”

A entrevista foi longa e proveitosa para se entender o funcionamento do curso investigado e a produção do jornal E.T.V.

Integrantes do Nigráfica e o senhor Loadir Carlos Pazolini

Daniel Dutra – Novembro, 2010