“Ficha Única”

segunda-feira, 13th de dezembro, 2010.

Seguindo a metodologia do Nigráfica para levantamento e análise de materiais gráficos, realizamos o levantamento fotográfico de todo o acervo que estudamos e começamos a desenvolver uma ficha de análise deste material. Esta ficha foi desenvolvida com base na ficha elaborada para análise da Revista Vida Capichaba. No decorrer do desenvolvimento desta ficha, percebemos que algumas informações coletadas se repetiam ao longo das edições do jornal E.T.V. (nosso objeto de análise).  Percebemos, portanto,  que se elaborássemos uma ficha com as informações gerais e as que se repetiam, pouparíamos tempo e nos concentraríamos no diferencial de cada edição.
Assim passamos a desenvolver esta ficha que denominamos “ficha única” que contém as informações comuns. Mediante novos testes realizados com a ficha de coleta de dados, notávamos informações que poderiam ser inseridas na ficha única. Nestes testes percebemos também que os títulos das seções fixas do jornal, mudavam com uma certa freqüência e este dado poderia ser útil para nosso estudo. Passamos então a elaborar um catálogo com todas as imagens dos títulos das seções (imagens que apresentavam mudanças em relação a versão do título anterior). Este catálogo passou a fazer parte da ficha única e cada versão de título foi numerada. Essa numeração passou a ser utilizada na ficha de coleta de dados.
Esse conjunto de informações gerais, informações que se repetiam e o catálogo de títulos formam a ficha única. Ela nos auxilia na coleta de dados e evita que gastemos muito tempo presos a informações repetidas, agilizando assim nosso trabalho e enriquecendo-o por meio deste catálogo de imagens.

Modelo de página da ficha única

Modelo de página da ficha única


 

Sobre o autor:

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

© 2012 Copyright - Laboratório de Design: História e Tipografia. Powered by WordPress.