Dando continuidade a análise gráfica da Revista do IHGES, vista no meu últimopost, observo nas revistas uma grande variedade do tema e dos padrões de diagramação. Uma variedade bastante enriquecedora para nossa pesquisa.
Vimos no livro Notícias do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (2005), escrito pelo atual presidente do IHGES, Getúlio Marcos Pereira Neves, que a revista foi concebida como veículo de atividade da casa e da produção de seus sócios. Segundo o estatuto do próprio instituto, os textos devem se restringir apenas as áreas de atuação da casa, ou seja, História, Geografia e Ciências afins notadamente referentes ao Espírito Santo. Graficamente podemos ver isso pois a disposição dos títulos e segmentação dos textos nos apontam para a presença de um tema geral, porém com variações múltiplas dos diversos assuntos tratados neste grande universo. Vemos isso também através da variações do número de páginas por publicação e também pelas variadas sessões encontradas. Há também o aspecto do que poderíamos chamar de “autoria gráfica” .
Por exemplo, devido o recente advento da edição e diagramação dos textos de forma eletrônica, os revisores de cada texto são os próprios autores, de forma que a mesma edição possui vários “editores”. A consequência disso é que cada artigo pode ter, e tem tido, uma diagramação diferente. Ao analisarmos dois artigos presentes no 55º exemplar, notamos algumas diferenças entre quanto a diagramação entre os autores. O primeiro artigo é de Rogério Coimbra, sobre o hino espírito-santense. E o segundo é de Renato Pacheco, intitulado de “Amigos acadêmicos, do lado de lá”.
No primeiro artigo, o título é centralizado horizontalmente com uma tipografia serifada em caixa alta e em negrito. O nome do autor e sua função fazem um conjunto de duas linhas marcantes por estarem alinhadas a direita e à aproximadamente uma linha tipográfica abaixo do título, dispostos em caixa alta e baixa, regular, e também por usarem uma fonte diferente do título e do texto, sem serifa, além de estar em um corpo menor que o do título e um pouco maior que do texto. O texto, logo abaixo do nome do autor, sem nenhum espaçamento de parágrafo, apresenta um recuo de parágrafo de aproximadamente seis caracteres e está justificado numa tipografia serifada e regular.
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