Na pesquisa que fazemos no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, encontramos uma revista que era um periódico com circulação nacional e internacional, a Revista de Educação. Com seus primeiros números datados em 1934, a Revista era um periódico que circulava em todo o Brasil e também com publicações em Lisboa, Portugal. Em cada região publicada, o grupo de redatores era diferente, uma vez que o conteúdo da revista correspondia aos acontecimentos locais. No Espírito Santo, havia dois núcleos de redatores, um em Vitória e outro em Cachoeiro de Itapemirim.
A temática da revista era exatamente a educação escolar. Tratava-se de uma publicação a cargo do Serviço de Cooperação e Extensão Cultural do Departamento de Educação, com o intuito de divulgar métodos e processos de ensino, naquela época considerada contemporâneos. A direção da revista era responsabilidade da Secretaria de Educação, Sedu, que no período de início da revista tinha como secretário de educação Anulpho Mattos.
Dentre as editorias presentes no periódico destaca-se a Escotismo, onde eram relatadas em todas as edições atividades realizadas por grupos de escoteiros, o que permitiu notar a valorização de tal prática principalmente na década de 1930. A impressão e distribuição ficavam por conta do Departamento de Imprensa Oficial, localizado em Vitória.
Uma das curiosidades no projeto gráfico da revista é que o sumário situa-se no verso da capa. As primeiras capas eram ilustrações lúdicas e infantis. As datadas no mês de maio, junho e julho de 1935 possuem ilustrações diferentes, enquanto os exemplares encontrados e datados entre março 1936 e julho de 1937 apresentam uma ilustração padrão. A assinatura da revista também varia ao longo das edições, como também o cabeçalho proporcionando um rico material de pesquisa gráfica. O primeiro exemplar de 1956 apresenta uma capa totalmente tipográfica e tem como suporte papel texturizado. Já em 1986 vimos o uso de fotografia na capa e a assinatura com apenas a palavra “Educação”.
O exemplar com data mais recente disponível no Arquivo Publico é de outubro de 1986.
Marília Alves de Melo – Setembro, 2010
0 Comentários
Os comentários estão fechados.