Após inventariar onze acervos públicos da Grande Vitória e revelar a presença de 345 revistas capixabas salvaguardadas e disponíveis para consulta, o Laboratório de Design: História e Tipografia propõe a continuidade das pesquisas relacionadas à Memória Gráfica Brasileira e Capixaba com foco nessas revistas. Pretende-se concentrar esforços na geração de resultados gerais sobre a publicação de revistas no Espírito Santo e também em projetos focados em títulos específicos, que podem ser estudados individualmente ou a partir de recortes e conjuntos de publicações. As pesquisas serão conduzidas sob a ótica do design, considerando especialmente a configuração visual e a produção das revistas capixabas. Para tanto, será utilizado o conjunto metodológico para pesquisas em história do design a partir da análise de materiais impressos em duas fases, a primeira que visa o estudo do contexto sócio-histórico, e a segunda focada na análise gráfica do impresso. Com isso, almeja-se gerar resultados inéditos que sejam incorporados à construção da história da imprensa e do design capixaba.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 6994/2016.
Financiador(es): Programa PIIC/PIBIC/PIVIC.
O projeto tem por objetivo a criação do Portal Revistas de Ideias e Cultura. Revistas Modernistas Brasileiras, segundo uma visão de diversidade cultural, compartilhamento, aprimoramento e disseminação do patrimônio. Numa primeira fase, trata-se de estudar e de construir os websites das revistas canônicas do modernismo brasileiro, tendo em vista a comemoração em 2022 do Centenário da Semana de Arte Moderna, a saber: Klaxon, Estética, A Revista, Verde, Terra Roxa e outras terras, Revista de Antropofagia. Ainda que não exista escassez de estudos sobre estas publicações, reproduzir as suas coleções integrais num Portal que disponibilize simultaneamente bases de dados assentes em analíticos rigorosos, documentação, testemunhos e estudos é um empreendimento inovador que pode proporcionar tanto a sua difusão sistemática quanto novas leituras do seu significado e da sua história. As bases de dados, a construir, contarão com o sumário e com o registo de autores singulares, autores coletivos, assuntos, conceitos, nomes singulares citados, nomes coletivos citados, obras citadas e nomes geográficos constantes em cada uma das peças textuais ou gráficas publicadas. O mapeamento do conteúdo das revistas constitui o cerne metodológico do presente projeto. Em momento seguinte, será possível aceder, título a título ou de forma agregada, aos artigos listados segundo oito índices, realizar pesquisa simples ou cruzada, construir interfaces que liguem questões qualitativas e distribuições quantitativas. A credibilidade e a fiabilidade do propósito enunciado são asseguradas pelos resultados já alcançados com as revistas portuguesas, que contam com o aparelhamento técnico e uma equipe de pesquisadores. Os resultados estão disponíveis em acesso aberto no Portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC) em http://ric.slhi.pt. A celebração de parceria com a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/Universidade de São Paulo está em bom curso. Por fim, é de salientar que o projeto é inovador no quadro internacional das Humanidades Digitais, que a equipe acompanha de perto, e que a sua concretização representará uma contribuição relevante para o conhecimento da história cultural e política brasileira contemporânea, ao mesmo tempo que dá novas competências ao sistema científico nacional.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 10310/2020.
Instituição coordenadora: Universidade Nova de Lisboa
Instituição coordenadora no Brasil: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP
No Espírito Santo existe uma imensa e valiosa quantidade de impressos arquivados em acervos públicos sujeita ao esquecimento e ao desgaste pelo tempo. Esses acervos e os demais impressos efêmeros aqui produzidos são parte dos elementos que configuram a cultura material capixaba e tratados neste projeto como relíquias da memória de seu tempo. Pretende-se identificar e analisar exemplos relevantes de manifestações gráficas que façam parte da memória e a identidade capixaba. Para isso, será utilizada a metodologia de análise gráfica desenvolvida pelo laboratório e almeja-se gerar resultados que sejam incorporados à construção da história do design capixaba.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 6994/2016.
Financiador(es): Programa PIIC/PIBIC/PIVIC.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 3187/2011.
Financiador(es): Programa PIIC/PIBIC/PIVIC.
Esta proposta visa, através do estudo aprofundado das revistas, identificar através da linguagem visual, padrões gráficos através da sua tipografia, os estilos de diagramação, ilustração, anúncios, formato, uso de cores, etc., levando em conta as influências culturais, econômicas, sociais, políticas e tecnológicas pelas quais a cultura visual e material foi sendo desenvolvida e contextualizada ao longo dos anos no Espírito Santo.
Pretende-se por meio desta pesquisa investigar a Revista Capixaba, impresso lançado em 1967, que traduzia o espírito de modernidade e progresso instaurados na sociedade capixaba dos anos 1960 e 1970. A pesquisa insere-se no âmbito do design, e tem como objetivo levantar o acervo da Revista Capixaba encontrado na Biblioteca Pública do Espírito Santo, realizar análises e discutir a sua contribuição para a identidade gráfica capixaba abrangendo as complexas relações políticas, econômicas e sociais do cenário nas quais o periódico esteve presente.
Investigação sobre a história da tecnologia gráfica no estado do Espírito Santo com o objetivo de conhecer os parques gráficos e os aparatos técnicos disponíveis em diferentes períodos. Essa pesquisa permitirá o entendimento dos projetos gráficos, experimentações e acabamentos realizados nos espécimes gráficos produzidos no estado e que vem sendo sistematicamente estudados pelos pesquisadores deste laboratório.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 3569/2012.
Financiador(es): Programa PIIC/PIBIC/PIVIC.
Este projeto visa entrar no universo capixaba através de uma pesquisa gráfica das revistas periódicas publicadas, produzidas e impressas nas cidades da Grande Vitória, especificamente as lançadas entre 1910 e 2010. Neste ano estamos concentrando nossa pesquisa no levantamento, registro e digitalização das imagens das revistas encontradas no acervo da BPES e digitalizando, para análise, as revistas: Vida Capichaba e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 10083/2009.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – FAPES.
Pretende-se através desta pesquisa investigar o curso de Tipografia e Encadernação da antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo e ainda investigar a estrutura e metodologia utilizada no ensino das artes gráficas na escola, além de sua importância para a formação dos profissionais que foram responsáveis pela impressão de importantes impressos capixabas. Além disso, pretendemos realizar o levantamento do acervo do jornal E.T.V. e a partir deste levantamento realizar uma investigação sobre o design gráfico capixaba. O jornal E.T.V. é resultado da produção dos alunos do curso que existiu no período de 1943 a 1962, na Escola Técnica, atual Instituto Federal do Espírito Santo, IFES.
Registro: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes. Número: 213/2010.
Financiador(es): Programa PIIC/PIVIC.