Links

Hemerotecas Digitais

Alma Mater – Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra

Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico patrimônio bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.

Acessar o siteAcessar o site

Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense

A Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde oferece inúmeras publicações do século XIX, como O Correio do Ave (1871), Troça ao Pina (1889), As Vespas (1890), ou O Partidário (1899), bem como outros jornais do século XX, sendo o mais recente o Suplemento do Jornal de Vila do Conde – Caderno de Cultura (1979). É possível a pesquisa por título, data, diretor e número da publicação. Requer instalação do software Microsoft Silverlight.

Acessar o siteAcessar o site

Biblioteca Digital Nacional de Portugal

Projeto da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Digital Nacional disponibiliza inúmeras obras em formato digital (PDF, JPG ou GIF). No que respeita à imprensa periódica, atualmente são disponibilizadas 32 publicações.

Acessar o siteAcessar o site

Chronicling America: Historic American Newspapers da Biblioteca do Congresso

A hemeroteca digital da Biblioteca do Congresso disponibiliza em acesso livre mais de 150.000 títulos de publicações periódicas, editadas nos Estados Unidos da América, de 1690 até à atualidade. A identificação dos títulos pode ser feita a partir de um índice alfabético, ou através das caixas de pesquisa, que possibilitam restringir os resultados em função da data, local ou língua de publicação.

Acessar o siteAcessar o site

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nazionale Braidenseo

A hemeroteca digital da Biblioteca Nazionale Braidenseo disponibiliza alguns periódicos de interesse para a História e Cultura italianas que compõem o acervo da Biblioteca e de outras entidades envolvidas no projeto. Atualmente são disponibilizados 885 textos, cerca de um milhão e meio de páginas, divididas nos seguintes núcleos: EPOCA – Emeroteca politica e culturale antifascista; EVA – Emeroteca virtuale aperta e GEA – Giornali & altro. É necessário instalar o software, gratuito, DjVu.

Acessar o siteAcessar o site

Gallica: bibliothèque numérique da Biblioteca Nacional de França

A biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França disponibiliza em acesso livre, na seção de revistas e jornais, mais de 30 000 registros referentes à coleção própria ou de entidades parceiras. Os conteúdos vão desde o século XV (1499) até à atualidade. Possibilita restringir a pesquisa em função do autor, data de edição, língua de publicação, assunto ou proveniência.

Acessar o siteAcessar o site

Hemeroteca da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes disponibiliza na sua Hemeroteca edições digitalizadas de revistas científicas e culturais de referência, versando inúmeras áreas temáticas, criadas pelas bibliotecas das culturas hispânicas envolvidas neste projeto. Permite a pesquisa em índices de revistas e a pesquisa avançada no catálogo de publicações periódicas, bem como por palavra e por século.

Acessar o siteAcessar o site

Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de Espanha

Criada em Março de 2007, esta Hemeroteca permite a pesquisa, simples e avançada, por palavra em ficheiros PDF. Para além da apresentação do projeto, oferece uma lista de outras hemerotecas digitais nacionais. Oferece ainda a seção Recursos Eletrônicos, bem como o acesso ao catálogo da Biblioteca Nacional de Espanha.

Acessar o siteAcessar o site

Hermeroteca Digital Brasileira

Com o patrocínio da FINEP | MCT a Fundação Biblioteca Nacional tem a oportunidade de tornar disponível para consulta uma importante parte da nossa história contada através da imprensa periódica no Brasil.

Acessar o siteAcessar o site

Internet Library of Early Journals

Projeto do Electronic Libraries Programme (eLib), desenvolvido pelas Universidades de Birmingham, Leeds, Manchester e Oxford, disponibiliza digitalizações das seguintes publicações: Annual Register (1758), Blackwood’s Edinburgh Magazine (1817); Gentleman’s Magazine (1731); Notes and Queries (1849); Philosophical Transactions of the Royal Society (1757) e The Builder (1843). Permite a pesquisa textual e em índices de algumas publicações.

Acessar o siteAcessar o site

Memória Gráfica Brasileira

Memória Gráfica Brasileira dedica-se a resgatar e valorizar o riquíssimo legado do design no Brasil, assim como das atividades congêneres que já abarcavam a criação e o projeto em áreas afins, mesmo antes que o design se configurasse como campo profissional. Ao disponibilizar e contextualizar os vestígios de nosso passado projetual, MGB espera contribuir para o fortalecimento da memória nacional, não somente em seu sentido histórico, mas também no plano afetivo e no imaginário.

Acessar o siteAcessar o site

National Library of Australia – Digitised Newspapers

Disponibiliza periódicos australianos, publicados entre 1803 e 1982. É possível pesquisar por artigo, palavra, data e título de jornais.

Acessar o siteAcessar o site

Links variados

Acervo Folha

Acervo João Carlos em revista

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Brasiliana USP

A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros impar no País e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a Universidade reunir os recursos técnicos e tecnológicos que permitam fazê-lo, resultou no caráter estratégico do Projeto BRASILIANA USP: a formação de uma brasiliana digital, a ser construída por uma rede nacionalmente articulada de instituições públicas e privadas dispostas a dela participarem. A Universidade de São Paulo, com este Projeto, assume a tarefa de tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.
Acessível ao público desde junho de 2009, a Brasiliana USP tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet). O Projeto Brasiliana USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP – formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional. Com forte apoio da Fapesp, do Ministério da Cultura, da Petrobras e do BNDES, o Laboratório da Brasiliana USP tornou-se referência nacional no campo da digitalização de acervos, destacando-se no compartilhamento de tecnologia e inovação com outras instituições no Brasil.

Acessar o siteAcessar o site

Centro de Referência Paulo Freire

Digitalização do Acervo do Museu Imperial

Hermeroteca Digital – Biblioteca Nacional de España

Memória Gráfica de Pelotas

Memória Gráfica de Pelotas: 100 anos de Design é um projeto constituído por um grupo de pesquisa sistematicamente orientado às ações de preservação e conservação de documentação de perfil histórico. Esse projeto propõe identificar, categorizar e analisar as fontes bibliográficas e respectivos dados sobre o desenvolvimento do Design Gráfico em Pelotas durante o século XX a partir das fontes de periódicos impressos locadas no Acervo da Bibliotheca Pública Pelotense.

Acessar o siteAcessar o site

Memória Viva apresenta: O Cruzeiro

Revista de História – Memória gráfica da cachaça

The Pulp Magazines Project

The Pulp Magazines Project é um acervo digital dedicado ao estudo e preservação de uma das formas literárias e artísticas mais influentes do século XX. O projeto fornece informações sobre a história deste meio de comunicação importante, mas negligenciado por muito tempo, juntamente com biografias de autores, artistas e seus editores.

Acessar o siteAcessar o site

Veja – Acervo Digital

© 2012 Copyright - Laboratório de Design: História e Tipografia. Powered by WordPress.