Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico patrimônio bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.
Acessar o site
A Biblioteca Municipal José Régio de Vila do Conde oferece inúmeras publicações do século XIX, como O Correio do Ave (1871), Troça ao Pina (1889), As Vespas (1890), ou O Partidário (1899), bem como outros jornais do século XX, sendo o mais recente o Suplemento do Jornal de Vila do Conde – Caderno de Cultura (1979). É possível a pesquisa por título, data, diretor e número da publicação. Requer instalação do software Microsoft Silverlight.
Acessar o site
Projeto da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Digital Nacional disponibiliza inúmeras obras em formato digital (PDF, JPG ou GIF). No que respeita à imprensa periódica, atualmente são disponibilizadas 32 publicações.
Acessar o site
A hemeroteca digital da Biblioteca do Congresso disponibiliza em acesso livre mais de 150.000 títulos de publicações periódicas, editadas nos Estados Unidos da América, de 1690 até à atualidade. A identificação dos títulos pode ser feita a partir de um índice alfabético, ou através das caixas de pesquisa, que possibilitam restringir os resultados em função da data, local ou língua de publicação.
Acessar o site
A hemeroteca digital da Biblioteca Nazionale Braidenseo disponibiliza alguns periódicos de interesse para a História e Cultura italianas que compõem o acervo da Biblioteca e de outras entidades envolvidas no projeto. Atualmente são disponibilizados 885 textos, cerca de um milhão e meio de páginas, divididas nos seguintes núcleos: EPOCA – Emeroteca politica e culturale antifascista; EVA – Emeroteca virtuale aperta e GEA – Giornali & altro. É necessário instalar o software, gratuito, DjVu.
Acessar o site
A biblioteca digital da Biblioteca Nacional de França disponibiliza em acesso livre, na seção de revistas e jornais, mais de 30 000 registros referentes à coleção própria ou de entidades parceiras. Os conteúdos vão desde o século XV (1499) até à atualidade. Possibilita restringir a pesquisa em função do autor, data de edição, língua de publicação, assunto ou proveniência.
Acessar o site
A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes disponibiliza na sua Hemeroteca edições digitalizadas de revistas científicas e culturais de referência, versando inúmeras áreas temáticas, criadas pelas bibliotecas das culturas hispânicas envolvidas neste projeto. Permite a pesquisa em índices de revistas e a pesquisa avançada no catálogo de publicações periódicas, bem como por palavra e por século.
Acessar o site
Criada em Março de 2007, esta Hemeroteca permite a pesquisa, simples e avançada, por palavra em ficheiros PDF. Para além da apresentação do projeto, oferece uma lista de outras hemerotecas digitais nacionais. Oferece ainda a seção Recursos Eletrônicos, bem como o acesso ao catálogo da Biblioteca Nacional de Espanha.
Acessar o site
Com o patrocínio da FINEP | MCT a Fundação Biblioteca Nacional tem a oportunidade de tornar disponível para consulta uma importante parte da nossa história contada através da imprensa periódica no Brasil.
Acessar o site
Projeto do Electronic Libraries Programme (eLib), desenvolvido pelas Universidades de Birmingham, Leeds, Manchester e Oxford, disponibiliza digitalizações das seguintes publicações: Annual Register (1758), Blackwood’s Edinburgh Magazine (1817); Gentleman’s Magazine (1731); Notes and Queries (1849); Philosophical Transactions of the Royal Society (1757) e The Builder (1843). Permite a pesquisa textual e em índices de algumas publicações.
Acessar o site
Memória Gráfica Brasileira dedica-se a resgatar e valorizar o riquíssimo legado do design no Brasil, assim como das atividades congêneres que já abarcavam a criação e o projeto em áreas afins, mesmo antes que o design se configurasse como campo profissional. Ao disponibilizar e contextualizar os vestígios de nosso passado projetual, MGB espera contribuir para o fortalecimento da memória nacional, não somente em seu sentido histórico, mas também no plano afetivo e no imaginário.
Acessar o site
Disponibiliza periódicos australianos, publicados entre 1803 e 1982. É possível pesquisar por artigo, palavra, data e título de jornais.
Acessar o site
A USP guarda um acervo bibliográfico e documental sobre assuntos brasileiros impar no País e no mundo. A responsabilidade por ampliar o acesso aos seus acervos, aliada ao fato de a Universidade reunir os recursos técnicos e tecnológicos que permitam fazê-lo, resultou no caráter estratégico do Projeto BRASILIANA USP: a formação de uma brasiliana digital, a ser construída por uma rede nacionalmente articulada de instituições públicas e privadas dispostas a dela participarem. A Universidade de São Paulo, com este Projeto, assume a tarefa de tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.
Acessível ao público desde junho de 2009, a Brasiliana USP tem como meta oferecer para a pesquisa a maior Brasiliana custodiada por uma instituição de ensino em escala mundial, tornando-a disponível em linha na rede mundial de computadores (Internet). O Projeto Brasiliana USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP – formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional. Com forte apoio da Fapesp, do Ministério da Cultura, da Petrobras e do BNDES, o Laboratório da Brasiliana USP tornou-se referência nacional no campo da digitalização de acervos, destacando-se no compartilhamento de tecnologia e inovação com outras instituições no Brasil.
Acessar o site
Memória Gráfica de Pelotas: 100 anos de Design é um projeto constituído por um grupo de pesquisa sistematicamente orientado às ações de preservação e conservação de documentação de perfil histórico. Esse projeto propõe identificar, categorizar e analisar as fontes bibliográficas e respectivos dados sobre o desenvolvimento do Design Gráfico em Pelotas durante o século XX a partir das fontes de periódicos impressos locadas no Acervo da Bibliotheca Pública Pelotense.
Acessar o site
The Pulp Magazines Project é um acervo digital dedicado ao estudo e preservação de uma das formas literárias e artísticas mais influentes do século XX. O projeto fornece informações sobre a história deste meio de comunicação importante, mas negligenciado por muito tempo, juntamente com biografias de autores, artistas e seus editores.
Acessar o site