Zenaldo Rosa da Silva: uma vida dentro da Escola Técnica do Espírito Santo

quarta-feira, 8th de setembro, 2010.

Zenaldo Rosa da Silva

Encontro dos integrantes do Nigráfica com Zenaldo Rosa da Silva.

Quinta-feira, 18 de agosto de 2010, o Nigráfica tem a oportunidade de conhecer a história do Curso de Tipografia e Encadernação através de Zenaldo Rosa da Silva, que ainda menino entrou na escola de onde nunca mais saiu. Foi aluno, professor, e diretor. Simpático e com olhos saudosos conta detalhes do curso de Tipografia e Encadernação, desde o seu surgimento até sua extinção.
Segundo o senhor Zenaldo, no curso de aprendizagem Tipografia e Encadernação, os alunos aprendiam: composição manual, utilizando caixa de tipos móveis, componedor, rama e outras ferramentas; composição mecânica, a linotipia; e encadernação (costura, refilamento, e etc). O ensino era ministrado pelos professores Manuel Virgínio da Silva e Décio. O professor Horácio Dantas era responsável pela composição mecânica. Todos os impressos que circulavam na escola eram feitos na oficina de tipografia e encadernação pelos próprios alunos: todo o material didático (cadernos, textos, apostilas), administrativo (ofícios e outros impressos), e o jornal “E.T.V.” “mensageiro atraente e prestimoso”. Além disso, as oficinas atuavam prestando serviços para outras escolas. Existia uma espécie de mini-empresa e a renda adquirida com as encomendas era revertida para a própria escola e para os alunos.
Os alunos que concluíam o curso saíam com o título de artífice em tipografia e encadernação, nível que corresponderia hoje a 8a série, do ensino fundamental. Esses alunos tornavam-se mão-de-obra para o jornal A Gazeta, a Imprensa Oficial e gráfica locais.
Daniel Dutra — Setembro/2010