segunda-feira, 2nd de agosto, 2010.
Quando comecei a fazer parte do Nigráfica, recebi como atividade realizar o levantamento de revistas produzidas no Espírito Santo que estivessem disponíveis na Biblioteca Estadual. A princípio, pensei que seria uma tarefa fácil e quase automática. Mas logo na primeira visita a Biblioteca, deparei-me com um universo inteiramente novo e percebi na prática a importância da existência desse Núcleo.
Fiquei admirada com a diversidade de revistas feitas no Estado em diferentes décadas: entre um título e outro, notei a grande riqueza dos espécimes gráficos encontrados, cheios de características, com temáticas diversas. Senti que outras pessoas também deveriam conhecer o que eu estava encontrando. Além de registrar o comportamento e as noticias da sociedade capixaba, essas revistas são fontes riquíssimas para análise gráfica, tanto as mais antigas quanto as mais atuais. Vi que um trabalho deste tipo desenvolve certo apuro visual: observando e fotografando a capa de cada um dos títulos, fiz pequenas anotações pessoais sobre a diagramação de algumas delas.
Revista da Cultura (capa)
Entre os títulos encontrados, destaco neste breve
post a
Ufes – Revista de Culturaa qual encontrei publicações datadas principalmente nas décadas de sessenta e setenta. Alguns números apresentavam um carimbo indicando que haviam sido produzidos por alunos do curso de Artes Gráficas de Escola Técnica, o que fez uma ligação com a pesquisa de meus colegas do Nigráfica, Gustavo, Patrícia e Danúsia.
Entretanto, acredito minha maior dificuldade foi realizar a organização do que pesquisei. Ao final do levantamento, optei por uma organização tradicional. Fiz uma pasta para cada título e respeitei os números dos exemplares encontrados. Mas ainda sinto a necessidade de encontrar uma maneira mais eficaz para fazer esses registros.
Resolvi dar continuidade ao levantamento de acervo e por isso escrevi meu sub-projeto com esse foco, mas desta vez as visitas serão ao Arquivo Público. Pretendo através desta pesquisa dar continuidade ao que já realizei, facilitar a identificação desses títulos para futuras análises. Que venha o segundo semestre com muita pesquisa e trabalho!
Marília Alves — Agosto/2010
0 Comentários
Os comentários estão fechados.