PRG-4 Rádio Clube da Escola Técnica de Vitória

segunda-feira, 27th de setembro, 2010.

Após algumas edições, desde o lançamento do Jornal, na edição número 5 do ano de 1944, surgiu por iniciativa da professora Juraci L. Machado, a idéia de fundar uma rádio, a PRG-4, que no início não era propriamente uma rádio, mas uma seção que a partir do vigésimo número ocupou permanentemente a última parte do jornal.
A “rádio” obtinha lucro com as propagandas que fazia de forma indireta, por meio de versos. Ao criar essa seção foi pensado o nome rádio, como referência as propagandas veiculadas nesse meio, feitas oralmente e representadas no jornal sob a forma de poesia para representar essa oralidade.
Raras eram as vezes em que apareciam anúncios visuais, com ilustrações no jornal, mas quando apareciam, estavam sempre ligados a essa seção. Era anunciado na própria seção que ela era patrocinada por esses anunciantes.
Apenas em 13 de setembro de 1946, foi inaugurado o serviço de auto-falante da PRG-4, em programa irradiado na própria escola, no horário de descanso do almoço, sempre às 12h e com o apoio da professora Juraci L. Machado.
PRG-4 Rádio Clube da Escola Técnica de Vitória
Anúncio ETV