Até certo tempo, além é claro de nossas fontes primárias (documentos da época e depoimento de pessoas), nossa única fonte de pesquisa sobre o Curso de Tipografia do Ifes era o livro “A Trajetória de 100 Anos dos Eternos Titãs – Da escola de aprendizes artífices ao Instituto Federal”.
Mas o professor do Centro de Educação da Ufes, Marcelo Lima, que pesquisa há mais de duas décadas a educação profissional no Brasil e no nosso Estado, acaba de publicar em livro sua tese de doutorado em Educação – defendida em 2004, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
“O Desenvolvimento Histórico do Tempo Socialmente Necessário de Educação Profissional” conta a história do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desde a sua criação em 1909, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices, localizada no Centro de Vitória.
Apesar de não ser focado especificamente no curso de tipografia, nosso foco de pesquisa, apresenta novos elementos, além de uma análise no aspecto pedagógico dos cursos que funcionavam na escola ao longo dos seus 100 anos de existência. Por isso será muito útil para o prosseguimento da nossa pesquisa.
Gostaria de adquirir uma cópia, está disponível uma versão digital ???