Convites de formatura produzidos pelos alunos do Curso de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Vitória

terça-feira, 31st de agosto, 2010.

Na Escola Técnica de Vitória, entre os anos de 1942 e 1969, era ministrado o curso de Tipografia e Encadernação em sua grade curricular. Era usual, ao fim de cada ano, a produção de convites de formatura pelos alunos do curso. Nestes impressos, uma diferença de composição é observada, ao passar dos anos, porém ainda sim se vê uma padronização de informações que perduraram durante o tempo de existência dos mesmos.
É comum observar em cada convite, ao longo dos anos, páginas com informações referentes ao convite aos familiares, homenagem à escola e alunos, programação com data e horários das festividades e duas páginas com os nomes e turmas dos concludentes dos cursos, juntamente ao ano de formatura.
A partir do ano de 1952, percebe-se a inserção de duas páginas que continham um acróstico, o qual partia de uma frase central, diferente a cada ano.
Todos os convites têm a cor azul aplicada na fonte dos textos internos, exceto pela cor preta utilizada no convite do ano de 1947. Há também presença de vinhetas tipográficas decorativas ao redor dos textos da maioria das páginas.
Pode-se identificar uma falta de padronização da diagramação dos convites ao longo dos anos, incluídas as diferentes fontes utilizadas nos títulos e conteúdo destes. Isto sugere a vontade de expressão de cada turma através de um pequeno impresso que, muitas vezes é visto como algo sem importância.
O acervo completo dos convites produzidos pelos alunos será analisado graficamente ao longo de um ano de pesquisa de iniciação científica.
Patrícia Campos — Agosto/2010