A poesia no E.T.V.

segunda-feira, 27th de setembro, 2010.

Através do jornal, percebe-se o interesse dos alunos da Escola Técnica de Vitória em rimas, poesias. Em quase todos os exemplares do jornal E.T.V., foram publicadas poesias dos alunos de diversas oficinas. Essas poesias contavam do cotidiano dos alunos, algumas sobre suas cidades de origem, outras sobre colegas de classe (essas muito comuns), enfim diversos assuntos.
É interessante analisar como as poesias eram diagramadas pois elas pareciam seguir um padrão. Na maioria das vezes em que eram publicadas, as linhas tipográficas dos versos iniciava-se em capitular e havia uma preferência pelo uso de quadras com o uso de uma linha tipográica como espaço entre as quadras e as vezes até quadras em recuo para se marcar graficamente uma quadra da outra. Utilizava-se também constantemente o uso dos três pontos para passar a idéia de pausa ou pensamento inacabado e a combinação das rimas quase sempre se dava em ABCB.
A poesia da imagem abaixo me chamou a atenção por fugir dos temas comuns em que eram publicadas e pela diagramação fora do habitual das poesias do “E.T.V.”. Neste caso, a poesia é um soneto constituído de duas quadras e dois tercetos, toda ele escrita em versal versalete, com todas as linhas tipográricas iniciando-se em versal e o resto em versalete. As quadras são alinhadas a esquerda sem recuo e os tercetos usam recuo de 20 caracteres da margem esquerda, também alinhadas à esquerda. Em todas as estrofes são utilizados os três pontos como idéia de pensamento inacabado, e é curiosa a forma como ocorre a combinação das rimas.
Como o soneto foi feito por amadores, as rimas seguem uma lógica própria: ABCB DEFE GGH IIH. As rimas não são mostradas graficamente. Os recursos gráficos apenas mostras quadras e tercetos além uma certa ligaçao de estrofes pelo uso dos três pontos no final das duas primeiras estrofes e da última.
A diagramação desta poesia, principalmente pelo alinhamento e a combinação das rimas, parece dividir esta em duas, sugerindo relamente ser, pelo menos, graficamente, um soneto petrarquiano.
A poesia é um bom texto para se perceber a importância do designer, o quanto o trabalho de diagramação pode influenciar na leitura e por conseqüência no entendimento de um texto.
A poesia no E.T.V.
Danúsia — Setembro/2010